A pizza é um prato amado mundialmente, versátil e com sabores que refletem a diversidade cultural e culinária de cada país.
Henrique Campos, chef do Figurate Italian Food, restaurante especializado em pizza italiana de Curitiba (PR), conta que adora criar sabores novos, entre suas favoritas o chef destaca a pizza de pancetta e milho, preparada com fermentação natural e farinha orgânica.
“A pancetta é um tipo de carne de porco curada, que tem suas raízes na tradição culinária italiana. Possui uma textura marmorizada e sabor intensamente aromático”, explica o chef Henrique.
Para ele, a base de fermentação natural, cuidadosamente preparada, serve como tela para a rica mistura de ingredientes escolhidos a dedo. O molho de tomate fresco, o queijo, o milho fresco refogado e a pancetta curada se unem em uma combinação culinária que desperta os sentidos para o novo.
Quando começou a pensar em um novo sabor para entrar no cardápio do Figurate, Henrique pesquisou muito e conta ter encontrado sabores muito curiosos pelo mundo.
O Chef elencou os quatro sabores que mais chamaram a sua atenção:
Pizza de crocodilo: Em algumas partes da Austrália, a carne de crocodilo, uma iguaria local, é utilizada como cobertura para pizzas.
Pizza de Algas: Na Coreia do Sul, as algas, ingrediente comum na culinária local, são usadas como cobertura para pizzas, oferecendo um sabor umami distinto.
Pizza de carne de alce: Na Suécia, a carne de alce é uma delícia local que aparece em algumas pizzas, geralmente combinada com cebolas, cogumelos e queijos variados.
Pizza com haggis: Prato tradicional escocês feito de vísceras de ovelha, um sabor característico da culinária local.
“Esses são alguns exemplos que mostram como a pizza pode ser adaptada para incorporar ingredientes e tradições locais, assim como a gente faz aqui no Figurate, buscamos sempre levar a tradição italiana para a mesa das pessoas”, finaliza Henrique.