A pandemia, o home office e a correria do dia a dia aumentaram ainda mais o consumo de lanches rápidos no Brasil. Um estudo realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) mostrou que o consumo de sanduíches registrou um aumento de 34% no segundo semestre de 2020.
Por outro lado, a pesquisa Diet & Health Under Covid-19, realizada em 30 países, colocou os brasileiros no topo do ranking entre as pessoas que acreditam ter engordado na pandemia – por aqui a média foi de 6,5kg. Esse resultado tem relação direta com a queda na prática de exercícios físicos e o consumo de alimentos hipercalóricos, como os sanduíches vendidos por redes de fast food e hamburguerias, por exemplo.
Mas a boa notícia, segundo a engenheira de alimentos Fabiane Costacurta, é que eles podem ser saudáveis e fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. “Em um sanduíche, o pão não pode faltar. O consumidor tem a sua disposição opções com farinhas integrais, sementes e fibras, sem glúten e veganos, produzidos a partir de fermentação biológica. Além disso, os recheios também podem ser mais leves e, ao mesmo tempo, saborosos”, destaca Fabiane, que é especialista em assuntos regulatórios da Jasmine Alimentos, indústria especializada em produtos saudáveis.
Confira três receitas de sanduíches saudáveis e práticos.
Antepasto de berinjela
Sanduíche que, além de ser vegano, tem alto teor de fibras, gorduras boas e antioxidantes.
Ingredientes
Modo de preparo: deixe a berinjela de molho por cerca de 20 minutos, com o vinagre e o sal. Escorra bem e misture todos os ingredientes. Leve ao forno por 30 minutos, cobrindo com papel alumínio e, depois, mais 30 minutos sem o papel. Conserve em um vidro, na geladeira até o momento de rechear o pão.
Dica: este recheio fica muito saboroso com o Pão Sem Glúten Tradicional fatiado Jasmine.
Sanduíche de tofu, tomate seco e rúcula
Ingredientes
Modo de preparo: amasse o tofu. Misture o molho de soja “shoyu”, o azeite e a páprica defumada e acrescente ao tofu amassado, misturando bem. Monte o sanduíche em camadas de tofu temperado, tomate seco e rúcula, ou ainda monte como canapés com as fatias de pão cortadas em quadrados menores.
É possível substituir o tofu pelo queijo branco ou mussarela de búfala, sem a necessidade de colocar o tempero com shoyu, azeite de oliva e páprica. Segundo Fabiane, o tofu é um alimento com boa concentração de proteínas, o que auxilia na saciedade. “Além disso, a combinação com o tomate e a rúcula garantem excelente consumo de fibras e compostos antioxidantes para cuidar do equilíbrio do seu corpo”, aponta.
Hambúrguer de quinoa
Ingredientes
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes exceto a aveia em flocos finos, que deve ser adicionada aos poucos, até que a massa desgrude da sua mão. Molde os hambúrgueres e leve ao forno a 180ºC por aproximadamente 20 minutos. Na metade do tempo vire os hambúrgueres para que doure do outro lado.
Escolha o pão e acrescente queijo (de preferência vegano ou sem lactose), folhas de alface, rodelas de tomate e de cebola.
A engenheira de alimentos coment que “esta é uma preparação com alto valor nutritivo, principalmente em relação à presença de proteínas e fibras, favorecendo a saciedade e o funcionamento intestinal. Também possui uma excelente concentração de vitaminas e minerais”, finaliza.