Ano após ano a música gospel cresce e prova sua consolidação no mercado fonográfico e entre o público, principalmente entre aqueles que não fazem parte da chamada “comunidade cristã”. A prova disso é que dados divulgados pelo Google mostraram que a busca por termos ligados à música cristã cresceu mais de 200% durante o período de isolamento social, além disso, de acordo com o portal Terra, o mercado de música gospel bateu recorde mundial durante a pandemia da Covid-19.
Apesar de todo esse reconhecimento, os diferentes estilos presentes no gênero gospel ainda esbarram no pouco conhecimento por parte de muitas pessoas e nos estereótipos ligados ao público consumidor das músicas versus as denominações cristãs que seguem. Como contribuição para resolução desses desafios, a Sony Music, que investe no gênero gospel desde 2010, lançou o projeto “Somos Um (corpo, alma e espírito EF 4:4)”.
Com base no texto de Efésios 4:4 – “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação” – A iniciativa terá como narrativa central um grupo de oração, que discorrerá por uma trilha de ações e contará com a participação dos principais artistas e personalidades influentes no cenário cristão brasileiro atual, como os cantores Leonardo Gonçalves, Aline Barros, Damares e Weslei Santos, o produtor musical Johnny Essi, o diretor artístico da Sony Music, Mauricio Soares, além de apoio das digital influencers Jey Reis, Farkile, Gabriela Costa, Jordana Vucetic e Patrícia Ramos.
A primeira fase do projeto consiste em uma websérie dividida em três episódios, cada um com cinco minutos, que visa explicar de forma aprofundada e em formato documental sobre os três estilos mais populares do gênero gospel: o POP, o pentecostal e a adoração.
O “Somos Um”, em breve, também contará com depoimentos de cristãos anônimos como forma de desmistificar os estereótipos ligados ao gospel, como ser um estilo musical único, ouvido só por pessoas ultrapassadas e religiosas. E, como o assunto é música, ainda será promovida uma live solidária, com os artistas participantes do projeto, para arrecadar doações para projetos missionários apoiados pelos artistas.
Dessa forma, o “Somos Um” reforça que independente do estilo, o propósito é um só: adorar a Deus e convida a todos para essa experiência.
Assista ao primeiro episódio da websérie: https://youtu.be/jkLZCrGCeXE