Vem aí mais uma edição da Campanha Sonhar o Mundo, que será realizada até 12 de dezembro, de forma on-line, pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari e com os museus articuladores (Museu da Inclusão, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Museu Índia Vanuíre).
Sob a temática “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”, o evento dará continuidade ao ciclo de sensibilização e discussão iniciado no final de 2020, quando a campanha abrigou o tema “equidade de gênero” mediante parceria entre o SISEM-SP e o coletivo transnacional “Mujeres cambian los museos”.
Desde então, diversas ações de conscientização e comoção foram realizadas por meio de videocartas e fóruns de discussão. Com o intuito de concretizar o legado desse ciclo, a edição da Sonhar o Mundo 2021 manterá a tônica “Mulheres” e buscará engajar os museus na construção de soluções e prosseguir em suas responsabilidades de atuar na sociedade, construindo ativamente o futuro almejado em questões como respeito e combate à violência, preconceito e discriminação social.
Sonhar o Mundo é uma ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que articula e mobiliza os museus paulistas, incentivando-os à promoção da reflexão e do debate de questões relacionadas aos Direitos Humanos. Realizada tradicionalmente na semana que celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), parte do pressuposto de que os museus devem atuar como instrumentos de transformação social ao incentivar as instituições a criarem ações relacionadas à temática proposta.
“As instituições museológicas têm um papel muito importante no contexto social e devem atuar como instrumentos de transformação ao incentivar as instituições a criarem ações relacionadas à temática proposta a cada ano”, comenta diz Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).
A programação é composta por diversas atividades on-line gratuitas realizadas por museus de todo o estado. Confira:
Programação
Memorial da Resistência de São Paulo
Lançamento de vídeos
Lançamento de cinco vídeos que abordam a Educação em Direitos Humanos e evidenciam discussões pautadas pelas relações de gênero, violações de direitos das mulheres (Ditadura Civil-Militar e atualidade), entre outros temas correlatos.
Produzidos como desdobramentos das discussões realizadas durante o Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos, contam com professores convidados que tratarão as temáticas a partir de uma questão disparadora para a reflexão. O conjunto audiovisual, composto por vídeos de curta duração, compõe material didático acessível, com Janela de Libras e introduz o tema para público de perfil diverso. Em cada uma das datas elencadas abaixo haverá a divulgação de um vídeo no canal do Youtube e redes sociais institucionais.
07/12/2021: Por que a Lei de Anistia pode ser considerada um marco de silenciamento do nosso passado em relação ao Direito à Memória e à Verdade? – Profa. Alessandra Gasparotto – Universidade Federal de Pelotas (UFPel);
08/12/2021: Em que medida a Educação em Direitos Humanos possibilita que a mulher seja reconhecida como sujeito de direito? – Profa. Helena Cristina G. Q. Simões – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP);
09/12/2021: Como a Ditadura Militar interferiu na promoção da democracia étnico-racial? – Prof. Cleber Cleber Santos Vieira – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
10/12/2021: Qual a importância de trabalhar com projetos de Educação em Direitos Humanos na educação formal, principalmente, no que tange aos desafios postos pelas relações de gênero? – Prof. Marcelo Henrique Leite – Doutorando em História – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Onde: Perfis oficiais do Memorial da Resistência nas mídias sociais
Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Roda de conversa on-line “Mulheres na Resistência”
Mesa 1 – Violações de direitos das mulheres na Ditadura Civil-Militar
Quando: 08/12/2021, das 15h às 17h
Convidada: Dulce Muniz – Atriz e ex-presa política
Mediação: Ana Carolina Ammon (Educadora – Memorial da Resistência de São Paulo.
Mesa 2 – Violações de direitos das mulheres na atualidade: experiências de luta por moradia, cárcere e vivência em território (Luz / Santa Ifigênia)
Quando: 09/12/2021, das 15h às 17h
Convidadas: Carmen Silva – Líder do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e Eliana Toscano – Empreendedora Social
Mediação: Alexia Sayuri e Ana Carolina Ammon (Educadoras – Memorial da Resistência de São Paulo
Onde: Plataforma ZOOM
Inscrições: http://memorialdaresistencia.org.br
Serviço – Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo/SP
Funcionamento: quarta a segunda, das 10h às 18h
Telefone: (11) 3335-5910
www.memorialdaresistencia.org.br
Facebook: @memorialdaresistenciasp
Twitter: @memorialdaresis
Instagram: @memorialdaresistenciasp
YouTube: Memorial da Resistencia SP
Museu Afro Brasil
Mulheres Transformam os Museus no Museu Afro Brasil: histórico, balanço e horizontes
Convidadas(os): Maré de Matos (artista transdisciplinar), Lilian Amaral (DIVERSITAS USP), Simeia Mello (Museu Afro Brasil), Daniel Perseguim (Mídia-designer e educador), Davidson Kaseker – diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP).
Quando: 10/12/2021, das 10h às 13h
Ação presencial com transmissão on-line
Serviço – Museu Afro Brasil
Parque do Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 10 – Vila Mariana, São Paulo/SP
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h (com permanência até às 18h)
Telefone: (11) 3320-8900
Facebook: @museuafrobrasil.oficial
Twitter: @museuafrobrasil
Instagram: @museuafrobrasil
YouTube: museuafrobrasil.oficial
Museu da Imigração
Visitas Educativas Temáticas
O Núcleo Educativo – em convergência com a proposta que busca refletir sobre os Direitos Humanos nos museus e, mais especificamente, sobre as mulheres – promoverá visitas educativas na exposição temporária “Mulheres em Movimento”. A iniciativa em questão será finalizada com uma atividade de bordado livre. O limite máximo (por ação) é de 10 pessoas, sendo estabelecida a ordem de chegada.
Quando: 11/12/2021 e 12/12/2021, às 10h às 15h30
Live “Identidade Marrom: o antirracismo dentro e fora das instituições de cultura no Brasil e na Argentina”
Com a presença de representantes no Brasil e na Argentina, a transmissão ao vivo abordará o antirracismo levado à diante em instituições de cultura e, também, fora delas. Na ocasião, estarão em foco, principalmente, as atividades realizadas pelos grupos que vêm reivindicando a identidade marrom nos dois países. Em uma abordagem interseccional, o encontro trará uma reflexão sobre o protagonismo das mulheres nesses processos.
Quando: 11/12/2021, às 14h
Onde: canal do Museu da Imigração no YouTube
Serviço – Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca, São Paulo/SP
Funcionamento: terça a sábado, das 9h às 18h. Domingos, das 10h às 18h
Telefone: (11) 2692-1866
Facebook: @MuseudaImigracao
Twitter: @museu_imigracao
Instagram: @museudaimigracao
YouTube: Museu da Imigração
Museu da Inclusão
Série de vídeos especiais
Levando-se em consideração a construção da ideia de sujeitos culturais dentro no panorama latino-americano, especificando-se as relações de gênero que figuram nos diversos contextos brasileiros, o Museu da Inclusão, visando a construção de um espaço que busque e zele pela equidade entre as pessoas, produzirá uma série de seis vídeos que serão veiculados nas redes sociais credenciadas do museu apresentando a atuação das mulheres na construção de uma instituição que visa a inclusão como um objetivo pujante.
Juntamente às publicações, o público será convidado a interagir através das redes sociais a partir de perguntas disparadoras acerca da presença feminina, sobre os preconceitos e as exclusões geradas a partir do eixo gênero, cultura e acesso.
Serviço – Museu da Inclusão
Avenida Mário de Andrade, 564– Barra Funda, São Paulo/SP
Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, das 13h às 17h
Telefone: (11) 5212-3700
Facebook: @museudainclusao
Twitter: @museudainclusao
Instagram:@museudainclusao
YouTube: Museu da Inclusão
Museu do Futebol
Visita temática: A presença da mulher no Museu do Futebol
Visita mediada para o público espontâneo com acompanhamento do Educador pelo percurso do museu, com o objetivo de oferecer reflexões e conteúdo aprofundado em relação à presença da mulher no acervo. A visita tem duração mínima de 40 minutos e máxima de uma hora e meia.
Quando: 11/12/2021, às 10h e 12/12/2021, às 14h
Inscrições: ordem de chegada.
Serviço – Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miler, s/nº – Pacaembu, São Paulo/SP
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (com permanência até às 18h)
Telefone: (11) 3664-3848
Facebook: @museuafrobrasil.oficial
Twitter: @museuafrobrasil
Instagram: @museuafrobrasil
YouTube: museuafrobrasil.oficial
Sonhar o Mundo: Mulheres Indígenas
Para promover a reflexão sobre o tema da campanha Sonhar o Mundo 2021, “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”, o Museu Índia Vanuíre convidou Lidiane Damaceno, mulher, mãe, professora e liderança indígena para falar sobre o tema e suas perspectivas para o futuro das mulheres indígenas. A ação acontecerá no auditório da instituição.
Quando: 09/12/2021, das 10h às 11h
Onde: Museu Índia Vanuíre
Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia
OBS: Devido à pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.
Sonhar o Mundo: A importância da afirmação de direitos para o empoderamento da mulher negra
Para encerrar a programação Sonhar o Mundo, realizada pelo museu, Marisa Silva, militante do movimento negro, coreógrafa e empresária, estará na instituição para um diálogo com o público. Ela abordará os desafios enfrentados por mulheres negras ao longo do tempo, em busca de igualdade de direitos, além de apresentar suas perspectivas sobre o futuro da mulher negra no Brasil.
Quando: 10/12/2021, das 15h às 16h
Local: Museu Índia Vanuíre
Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia.
OBS: Devido a pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.
Serviço – Museu Índia Vanuíre
Rua dos Coroados, 521 – Centro, Tupã/SP
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h
Telefone: (16) 3664-4284
Facebook: @museuindiavanuire
Twitter:@mhindiavanuire
Instagram:@museuindiavanuire
YouTube: Museu India Vanuire
Roda de Conversa “Mulheres Protagonistas”
Realizando a ação Sonhar o Mundo, o Museu Casa de Portinari recebe, para uma roda de conversa, várias mulheres protagonistas no mercado de trabalho. Elas compartilharão informações sobre rotina, preconceitos enfrentados, vitórias adquiridas e sonhos ainda almejados.
Esta é uma ação organizada pelo Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que une os museus paulistas pelos Direitos Humanos.
Quando: 11/12/2021, às 10h
Local: Museu Casa de Portinari
Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia
OBS: Devido à pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.
Serviço – Museu Casa de Portinari
Praça Candido Portinari, 298 – Centro, Brodowski/SP
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h
Telefone: (16) 3664-4284
www.museucasadeportinari.org.br
Facebook: @museucasadeportinari
Twitter: @casadeportinari
Instagram: @museucasadeportinari
YouTube: Casa de Portinari
Museu da Imagem e do Som
Encontro on-line | “O processo criativo feminino”
O Educativo MIS compõe a Campanha Sonhar o Mundo, criada pelo SISEM-SP, com um encontro sobre a concepção e desenvolvimento do processo criativo artístico feminino e suas reverberações, com destaque para as artistas Frida Kahlo, Björk, Hilma af Klint e Maria Auxiliadora. A fotógrafa Solange Quiroga, que integra da exposição Nova Fotografia 2021 no MIS, com a série “Despedida remota”, participa da conversa, compartilhando suas experiências.
Quando: 08/12/2021, das 19h às 20h30
Onde: Canal do MIS-SP no YouTube
Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Serviço – Museu da Imagem e do Som
Avenida Europa, 158 – Jd. Europa, São Paulo/SP
Telefone: (11) 2117-4777
Facebook: @museudaimagemedosom
Twitter: @mis_sp
Instagram: @mis_sp
YouTube: Museu da Imagem e do Som
Museu da Língua Portuguesa
Visita temática: o protagonismo das mulheres trans no MLP
Passando pelo Saguão Oeste, Centro de Referência, Exposição de Longa Duração e a nova exposição temporária, Sonhei em Português, a visita produzida e acompanhada pela educadora Uma Sorrequia e pela articuladora social Evelyn Lauro dará destaque para o protagonismo de mulheres trans no Museu, com o objetivo de criar espaço de acolhimento e pertencimento do público trans.
Quando: 08/12/2021, às 10h30
MULHERES NA LUZ – Intervenção e Ativação Urbana
Lilian Amaral e Baixo Ribeiro, conjuntamente com a Galeria Choque Cultural, Grupo de Pesquisa – DIVERSITAS USP, o Coletivo Birico e o Museu da Língua Portuguesa, propõem estabelecer um diálogo intercultural entre artistas, memórias, museus e cidade/território na região da Luz por meio de intervenção urbana e ações artístico-pedagógicas.
Quando: 11/12/2021, das 11h às 14h30
Inscrições: ação aberta ao público geral
Serviço – Museu da Língua Portuguesa
Estação da Luz – Praça da Luz, s/nº, Portal 1 – Centro, São Paulo/SP
Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 16h30 (com permanência até às 18h00
Telefone: (11) 4470-1515
Facebook: @MuseuDaLinguaPortuguesa
Twitter: @MuseudaLingua
Instagram: @museudalinguaportuguesa
YouTube: Museu da Língua Portuguesa
Museu do Café
Campanha de arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade
O Museu do Café será um ponto de coleta de absorventes femininos entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro. A ação faz parte da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, acontecendo na Baixada Santista. Com o intuito de direcioná-los às pessoas que menstruam e se encontram em situação de rua ou encarceradas, a iniciativa tem o apoio do Fórum Cidadania, por meio da Comissão de Direitos Humanos.
Quando: 25/11/2021 a 10/12/2021, às 9h às 18h
Onde: Sede do Museu do Café
Acessibilidade: Física
Live “Queremos Voz” – Sessão Comentada do Vídeo-Carta produzido pelas colaboradoras do Museu do Café
A partir das propostas de formação voltadas ao público interno, foi realizada o vídeo-carta: “Queremos voz!”, que está vinculado ao projeto “Las mujeres cabian los museos”, promovido pela Universidade Complutense de Madrid, em parceria com Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).
Na sessão comentada, será apresentado o processo de produção do curta metragem e as demais atividades desenvolvidas no grupo de trabalho “Mulheres no Café”, formados por profissionais da área técnica da instituição.
Quando: 10/12/2021, das 17h às 18h
Onde: Canal do Museu do Museu do Café no YouTube
Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Visita mediada na exposição temporária “Feminino no café 1870 – 1930”
As visitas mediadas buscarão dialogar sobre os diferentes papéis que as mulheres desempenharam no auge do desenvolvimento econômico promovido pelo café. Nela, os visitantes vão encontrar fotos, objetos, textos e vestimentas que ajudam contar a história das mulheres escravizadas, colonas, operárias, fazendeiras, artistas e patronesses, desde de sua rotina de trabalho no campo, na rotina doméstica, nas fábricas e cidades, até suas diferentes atuações na vida política e cultural.
Quando: 11/12/2021 a 10/12/2021, das 10h às 16h
Onde: Museu do Café
Acessibilidade: Física e comunicacional
Serviço – Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro, Santos/SP
Funcionamento: terça a sábado, das 9h00 às 18h00. Domingos, das 10h00 às 18h00
Telefone: (13) 3213-1750
Facebook: @MuseudoCafe
Twitter: @museudocafe
Instagram: @museudocafe
YouTube: Museu do Café
Museu Felícia Leirner
Bate-Papo Virtual com Ingrid Garcez – “Delas e Por Elas”
Na Semana dos Direitos Humanos, Museu e Auditório convidam Ingrid Garcez, criadora do site “Delas e Por Elas”, para discutir e refletir sobre o feminismo. Por meio de uma linguagem objetiva e acessível, Ingrid traz um panorama atual do movimento, desmistificando termos, enigmas e mitos. A ação busca uma imersão na temática, valorizando as mulheres e a pluralidade do movimento feminista.
Quando: 11/12/2021, às 15h
Onde: Perfis oficiais do Museu Felícia Leirner nas mídias sociais
Felícia Leirner: Quebrando Paradigmas
No mês de Dezembro, o Museu Felícia Leirner, dentro da campanha #SonharoMundo 2021 – Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres, apresentará a biografia da escultora Felícia Leirner, ressaltando os desafios enfrentados por essa autora que, em meados do século XX, adentra um universo dominado majoritariamente pelo masculino. Rompendo, assim, barreiras sexistas e se impondo como uma das principais escultoras brasileiras do século XX.
Quando: 12/12/2021, às 11h
Onde: Perfis oficiais do Museu Felícia Leirner nas mídias sociais
Serviço – Museu Felícia Leirner
Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão/SP
Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 18h00
Telefone: (12) 3662-6000
www.museufelicialeirner.org.br
Facebook: @museufelicialeirner
Twitter: @mfelicialeirner
Instagram: @museufelicialeirner
YouTube: Museu Felicia Leirner
Leitura de imagem da obra “No cafezal” da artista Georgina de Albuquerque
A educadora Telma apresenta a obra No cafezal, da artista Georgina de Albuquerque. Acervo da Pinacoteca de São Paulo.
Quando: 08/12/2021, das 14h às 14h10
Local: Canal da Pinacoteca no Youtube (https://youtu.be/aeXw7TZZA7s)
Serviço – Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 – Luz – São Paulo/SP
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h00 às 17h00. Entrada permitida até as 16h30
Telefone: (11) 3324-0941
Facebook: @pinacotecadesaopaulo
Twitter: @pinacotecasp
Instagram: @pinacotecasp
YouTube: Pinacoteca de São Paulo
Espaço Memória Carandiru
Das que viveram, das que trabalham: memória prisional, mulheres e direitos humanos
Encontro virtual com mulheres que de alguma maneira se relacionaram com a história da Casa de Detenção do Carandiru. Que trabalharam ou testemunharam o cotidiano do local e as memórias dele decorrentes. Pesquisadoras, familiares de egressos, professoras e alunas do curso técnico de museologia, comentarão, por meio de uma questão desencadeadora, elaborada de forma participativa, um pouco sobre suas histórias, trabalhos e experiências junto a memórias sensíveis, na cultura e no contexto prisional.
Quando: 08/12/2021, das 20h às 22h
Onde: Perfis oficiais do Espaço Memória Carandiru no Facebook e Instagram
Serviço – Espaço Memória Carandiru
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio I – Santana, São Paulo/SP
Telefone: (11) 98530-7420
Facebook: @espacomemoriacarandiru
Instagram: @memoriacarandiru
Museu da Imagem e do Som “Radialista Arlindo Sutto”
Apresentação de filme ou documentário
O filme ou documentário terá como objetivo mostrar que por meio da Cultura e dos Museus, podem-se posicionar e serem agentes de reflexões e provocações; construindo uma postura no engajamento à procura sensibilização, discussões e na construção de soluções e prosseguindo em busca de atuar ativamente na comunidade e na sociedade.
Quando: 10/12/2021, das 14h às 16h
Onde: Sede do Museu da Imagem e do Som “Radialista Arlindo Sutto”
Acessibilidade: audiodescrição
Serviço – Museu da Imagem e do Som “Radialista Arlindo Sutto”
Complexo Turístico, Histórico e Cultural Roberto Valle Rolemberg – Avenida Paulo Nunes, 321 – Centro/Sul, Santa Fé do Sul/SP
Telefone: (17) 3631-1752
Instagram: @sectursantafedosul
YouTube: Sectur Santa Fé do Sul
Museu da Pessoa
Exposição virtual “Vidas Femininas”
O Museu da Pessoa dedica sua programação 2021 às vidas femininas. No decorrer do ano, foram lançados um podcast, uma mostra audiovisual e, no começo de novembro, a grande exposição do ano: Vidas Femininas. Esta exposição virtual reúne histórias de vida e fotografias — inéditas e históricas — do acervo do Museu da Pessoa, trazendo múltiplas perspectivas. Somam-se a esse conteúdo produções audiovisuais de mulheres participantes da Mostra Audiovisual Vidas Femininas.
Onde: https://vidasfemininas.museudapessoa.org/
Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas/closed captioning
Serviço – Museu da Pessoa
Telefone: (11) 2144-7150
Facebook: @museudapessoa
Twitter: @museudapessoa
Instagram: @museudapessoa
YouTube: Museu da Pessoa
Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho
En-cantos
Atividade virtual “En-cantos” ocorrerá nas mídias sociais do Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho e será composta por conversas e mostras artísticas.
Quando: 10/12/2021, das 8h às 20h
Encontro virtual do Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho
Conversa virtual com mulheres artistas e artesãs da cidade de Guariba. A atividade ocorrerá nas mídias sociais do Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho.
Quando: 10/12/2021, das 8h às 20h
Serviço – Museu Histórico Jorge Nogueira
Rua Rui Barbosa, 481 – Centro/Guariba/SP
Telefone: (16) 99344-3948
Facebook: Museu Jorge Nogueira de Carvalho
YouTube: Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho
Para saber mais sobre a Campanha Sonhar o Mundo acesse: https://www.sisemsp.org.br/sonharomundo/.