O enfrentamento de doenças crônicas como obesidade, colesterol alto, diabetes, hipertensão, intolerâncias alimentares, entre outras, está se tornando um desafio cada vez maior para a área da saúde, em razão da alta incidência de casos e do impacto prolongado na qualidade de vida das pessoas acometidas. Recentemente, muitas inovações têm prevenido e melhorado o prognóstico destes males, promovendo o bem-estar dos pacientes de forma mais eficaz e personalizada. Entre essas inovações, destacam-se os sorvetes saudáveis, como auxiliares no tratamento destas doenças.
Tratam-se de sobremesas geladas desenvolvidas com nutrientes especiais. A farmacêutica e consultora Giselle Sell, especialista com mais de uma década de experiência na elaboração de sorvetes saudáveis no Brasil, explica que os sorvetes saudáveis representam uma solução prática e saborosa para o cuidado destas condições crônicas, oferecendo conforto e suporte nutricional adicional nas dietas alimentares dos pacientes. “Isto, porque, eles combinam sabor e nutrição, utilizando ingredientes naturais e funcionais que não só atendem às necessidades dietéticas específicas, mas também promovem benefícios à saúde”, afirma a profissional.
Benefícios dos sorvetes saudáveis
Com a crescente demanda por alimentos que auxiliem na manutenção da saúde e no controle de doenças crônicas, esses sorvetes surgem como uma solução que combina prazer e bem-estar. “Esses produtos são enriquecidos com proteínas, fibras prebióticas que promovem a saúde digestiva e o controle glicêmico, além de gorduras saudáveis, como o óleo de abacate, por exemplo, que beneficiam a saúde cardiovascular. Além disso, são isentos de açúcares adicionados e glúten, podendo ainda ser sem lactose e veganos. Outros nutrientes essenciais também são incorporados, contribuindo para uma alimentação equilibrada”, esclarece a farmacêutica.
Segundo Giselle, essa combinação perfeita de ingredientes funcionais, juntamente com a temperatura gelada tornam o sorvete saudável perfeito para ajudar a mitigar os efeitos colaterais da quimioterapia e promover a saúde geral dos pacientes. Já para pacientes bariátricos, por serem sorvetes formulados com proteínas de alta qualidade e baixo teor calórico, eles ajudam na recuperação e no controle de peso, aponta a especialista. E para os diabéticos e as crianças, estas sobremesas geladas são uma alternativa de doce com baixo índice glicêmico, sendo uma opção bem mais saudável e equilibrada. “Além disso, os sorvetes podem ser personalizados para atender diferentes tipos de dietas, como sem leite, ovos e/ou glúten, podendo ser consumido também por demais pessoas com restrições alimentares”, ressalta Giselle.
Oportunidade de negócio
O número de pessoas com doenças relacionadas à alimentação continua a crescer de forma alarmante. A obesidade, por exemplo, já afeta mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, sendo quase 900 milhões de adultos e mais de 150 milhões de crianças, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Se as tendências atuais continuarem, 1 em cada 5 mulheres e 1 em cada 7 homens estarão vivendo com obesidade até 2030. Vale ressaltar que a obesidade pode aumentar o risco do desenvolvimento de demais problemas de saúde, como doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2, cuja prevalência pode ultrapassar os 700 milhões de casos até 2045, de acordo com a última edição do Atlas do Diabetes, publicado pela Federação Internacional de Diabetes. Diante desse cenário, a necessidade urgente de alternativas alimentares saudáveis se torna cada vez mais evidente.
Nesse contexto, os sorvetes saudáveis surgem não apenas como uma opção nutricional para auxiliar na prevenção e no tratamento de condições crônicas, mas também como uma oportunidade de negócio promissora. A crescente demanda por produtos que atendam às necessidades nutricionais específicas abre portas para empreendedores e empresas que desejam comercializar produtos funcionais como uma alternativa inovadora e lucrativa no setor alimentício. “Os sorvetes saudáveis oferecem não somente uma solução inovadora para o tratamento de condições crônicas, mas também representam uma excelente oportunidade para quem quer empreender. Com o aumento da demanda por alimentos menos industrializados, mais saudáveis e personalizados, essas sobremesas geladas nutritivas combinam eficácia clínica com um apelo comercial significativo. Por isso, investir nesse setor significa aproveitar uma tendência crescente e de se posicionar à frente de um mercado em expansão, oferecendo um produto que une qualidade e inovação”, acredita a consultora.
Atualmente, Giselle Sell capacita empreendedores e empresas por meio de cursos e treinamentos oferecidos pela sua empresa “Terapia&Sabor”, abordando aspectos desde a formulação de sorvetes saudáveis até o seu desenvolvimento na prática. Além disso, a especialista também orienta sobre a diferenciação/personalização dos ingredientes e o uso das tecnologias mais modernas para produção, a fim de oferecer um produto superior, que realmente possa melhorar os resultados clínicos dos pacientes e a gestão de suas condições de saúde no longo prazo.