Inspirada no movimento que reúne leitores durante o Spring Break, o recesso de Primavera dos estudantes norte-americanos, a Spring Read chegou ao Brasil em 2020, organizada pela youtuber e streamer Karine Leôncio (28), a Kabook.
Com o formato de Maratona Literária, o evento reuniu mais de 3,6 mil leitores na 1ª edição. A nova versão da Spring Read, que acontece até 25 de setembro e já conta com 4,5 mil inscritos, deve superar os números alcançados no ano passado.
Realizado com transmissões ao vivo, o evento literário vai sacudir a Twitch, plataforma conhecida entre os gamers, ao reunir uma comunidade engajada de brasileiros de todas as idades.
“Milhares de leitores acompanham nossas lives de leitura. Os streamers se reúnem para ler ao vivo e o público interage com comentários e participam das atividades propostas”, conta Karine, organizadora da maratona e destaque da tendência #BookTwitch no Brasil.
Engajamento dos leitores
Durante a Spring Read, os leitores são divididos em times conforme a rotina e disposição de cada um. Eles participam de desafios personalizados que envolvem a escolha e leitura coletiva de obras, como os tradicionais Clubes de Leitura.
Em 2021, o evento terá como temática “No País das Maravilhas” e os times foram divididos seguindo as características dos personagens da obra clássica de Lewis Carroll: Chapeleiro, Coelho e Alice.
“O objetivo é usar os elementos deste universo para que os leitores mergulhem em um novo mundo e encarem o desafio de acelerar suas leituras”, explica a streamer.
A força desta comunidade de leitores brasileiros já apresentou resultados. Os participantes colocaram edições de “Alice no País das Maravilhas” e o livro “Sem Coração” de Marissa Meyer, título escolhido para o desafio de leitura conjunta na lista de mais vendidos da Amazon.
Leituras transmitidas 24h
A Twitch, plataforma que compete com o YouTube no mercado de transmissões ao vivo, tem como traço marcante a realização de lives de longa duração e durante a Spring Read 2021 não será diferente.
A maratona literária promovida por Karine Leôncio, a Kabook, será transmitida durante 24 horas diariamente.
“Serão mais de 80 lives em sequência com uma média de 4 horas de duração cada”, conta a criadora de conteúdo. “Mais de 30 streamers comandarão o rodízio de transmissões garantindo que os leitores acompanhem em tempo real a qualquer hora do dia”, completa.
Evento com patrocinadores de peso
A Spring Read 2021 reúne milhares apaixonados por livros e já atraiu parcerias importantes para movimentar o cenário literário no país.
A LC – Agência de Comunicação, maior empresa da América Latina especializada na divulgação de livros, é umas das patrocinadoras da maratona literária.
“A parceria da LC com a Karine e a Spring Read prova que é hora de rever o mito do brasileiro que não gosta de ler. Quando repensamos os formatos, percebemos que é possível despertar o interesse pela leitura, especialmente nos mais jovens”, enfatiza a especialista em marketing literário e diretora da LC, Lilian Cardoso.
Este evento concretiza muito o que Lilian e sua equipe acreditam, já que a missão da empresa é fomentar a cultura e incentivar a formação de mais leitores e escritores no Brasil.
Serviço