Nos dias 4 e 5 de novembro, a 25ª edição do programa televisivo da campanha AACD Teleton será transmitido diretamente dos estúdios do SBT, em São Paulo. Para celebrar essa data especial, a canção “Depende de Nós”, marco cultural da história do programa, será a música-tema. Neste ano, ela volta a ser interpretada pela cantora Fafá de Belém. Estão confirmados ainda números musicais ao vivo de Aline Barros, Anavitória, George Henrique & Rodrigo, Gustavo Moura & Rafael, Joelma, KLB, Lexa, Mc Livinho, Molejo e Wanessa Camargo.
A transmissão pelo SBT será dividida em duas etapas: na sexta-feira (4/11), das 22h30 à 1h, e no sábado (5/11), das 9h à 1h. Para comandar a atração, além das madrinhas e padrinhos da campanha, Daniel, Eliana, Celso Portiolli e Maisa, todo o elenco do SBT estará no palco com o reforço de um time fortíssimo de apresentadores especialmente liberados por suas emissoras: Adriane Galisteu, Ana Hickmann, Fabíola Reipert, Luiz Bacci e Reinaldo Gottino (Record TV); Luciana Gimenez e Sonia Abrão (Rede TV!); Joyce Ribeiro e Quintal da Cultura (TV Cultura); e Regina Volpato (TV Gazeta). Influenciadores das redes sociais que tratam da causa da pessoa com deficiência darão continuidade ao propósito de diversidade da campanha: Jakson Follmann, Paola Antoninni e Pequena Lô comandam parte das 17 horas de Teleton.
Outra atração especial será a presença de Juliette. “O Teleton sempre valorizou a diversidade. Nosso objetivo é promover encontros de gerações da música, da televisão e da internet a fim de contribuir para o engajamento das
pessoas e assim alcançarmos a meta. A pluralidade de estilos também é algo sobre o que temos nos atentado desde as primeiras edições do programa”, comenta a diretora do programa Teleton, Norma Mantovanini.
Meta desafiadora
Todas essas personalidades vão contribuir para o desafio da AACD de buscar a meta de R$30 milhões, que só será atingida com as doações da população. Em benefício de pessoas com deficiência física de diversas partes do Brasil, atualmente a Instituição realiza cerca de 800 mil atendimentos anuais – para entender a importância histórica do Teleton, o valor arrecado nos últimos 24 anos equivale a 15 milhões de atendimentos.
“Ano após ano, temos batalhado ao lado das personalidades, empresas parceiras e sociedade para manter em pleno funcionamento as nossas unidades e parcerias de cooperação técnica, e sempre com a grande maioria dos atendimentos sem nenhum custo direto, para pessoas que precisam, necessitam e merecem um atendimento de ponta. O problema é que a tabela SUS está congelada há 15 anos e temos enfrentado dificuldades para manter esses atendimentos. Nesta data emblemática precisamos efetivamente ter um maior número de doações da população”, afirma o CEO da AACD, Valdesir Galvan.
“Ao analisar a audiência do programa nos últimos anos, percebemos que o potencial de doação é muito maior. Por isso temos a confiança de que nesta edição a solidariedade do povo brasileiro vai falar mais alto e teremos mais pessoas contribuindo”, diz Edson Brito, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD.
Memória Institucional
Ao completar um quarto de século de história, a Campanha AACD Teleton lançou o livro “Laços de Gratidão”. A obra, iniciativa voluntária da CDI Comunicação, agência de relações públicas da AACD, faz um resgate histórico e visual de todas as edições do Teleton com depoimentos inéditos de artistas, pacientes da AACD, lideranças da Instituição e personalidades que construíram a história desses 25 anos. Além das madrinhas e padrinhos do Teleton (Eliana, Daniel, Maisa e Celso Portiolli), Fafá de Belém, Ivete Sangalo, João Carlos Martins, Luciana Gimenez, Ludmilla, Otávio Mesquita, Patrícia Abravanel, Ratinho, Ronnie Von, Sabrina Sato e Sílvia Abravanel falam sobre as suas memórias e o seu carinho em participar da campanha. João Augusto Liberato e Marcelo Camargo concederam também entrevistas inéditas em homenagem aos seus pais, respectivamente Gugu Liberado e Hebe Camargo – primeira e eterna madrinha do Teleton.
“Contribuir com as nossas competências para conceber e produzir este livro, que evidencia um projeto de magnitude única na transformação da vida de tantos brasileiros, está conectado à forma como atuamos no mercado”, afirma Antonio Salvador Silva, presidente do Grupo CDI. “Foram oito meses de planejamento, pesquisa, entrevistas, curadoria e produção de conteúdo. Somando os dois períodos de parceria com a instituição no serviço de comunicação corporativa e relacionamento com a mídia, são oito anos acompanhando e colaborando intensamente para vencermos os desafios de dar visibilidade a duas das causas mais urgentes da sociedade: inclusão e iversidade”, afirma Everton Vasconcelos, diretor de Atendimento e Conteúdo da CDI responsável pela concepção e redação final de “Laços de Gratidão”.
A publicação teve uma tiragem especial impressa com oferecimento do Bradesco, único parceiro presente em todas as 25 edições da história do Teleton. É possível acessar a íntegra do conteúdo: https://aacd.org.br/wp-content/uploads/2022/10/Lac%CC%A7osdeGratida%CC%83o_25-anos-Teleton_AACD_Outubro2022.pdf.
Doações
As doações para o Teleton já podem ser realizadas. A fim de estimular a solidariedade e facilitar a experiência, a AACD criou mais uma chave Pix para doações. Abaixo os canais para contribuir:
Pix (qualquer valor): doeteleton@aacd.org.br
Site: www.teleton.org.br
Telefone
0500 12345 05 – Para doar R$ 5,00
0500 12345 20 – Para doar R$ 20,00
0500 12345 40 – Para doar R$ 40,00
– R$ 0,39 por minuto, chamadas terminais fixos + Impostos
– R$ 0,71 por minuto, chamadas terminais móveis + Impostos
Parceiros
A Campanha AACD Teleton conta com o apoio de marcas que se engajam na causa da pessoa com deficiência física. Os principais já confirmados para a edição 2022 são: Assaí Atacadista, Bradesco, Brasilcap, Caedu, Droga Raia e Drogasil, Ekkogroup, Flora (com Neutrox e Minuano), Grupo Avenida, Hipercard, iFood, Nivea, Nova Fralda Turma da Mônica Baby e Bigfral, Riachuelo, Sodiê, Uninassau e 3 Corações.
Sobre a AACD
Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e pacientes ortopédicos – composta por um hospital ortopédico, sete unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Realiza em média 800 mil atendimentos anuais para acientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios.
A AACD ainda conta com a unidade escolar AACD Lesf, a área de ensino e pesquisa para disseminar conhecimentos, a AACD Esporte, que contribui por meio da prática esportiva para a inclusão da pessoa com deficiência, e com a cooperação técnica, que leva o padrão de excelência e a expertise da instituição para diversas partes do Brasil, por meio de entidades parceiras. Para mais informações, acesse o site da AACD.
Sobre o SBT
Em 19 de agosto de 1981, foi inaugurado o Sistema Brasileiro de Televisão. Considerado o canal da família brasileira, o SBT cobre 198 milhões de telespectadores e 69 milhões de lares*. Atualmente conta com 110 emissoras em todo país com 24 horas de programação diversificada com participação de 11% na Grande São Paulo e 10% no Brasil. O complexo do SBT tem uma área total de 230.000m² com 74.000m² de área construída. Conta com oito estúdios, somando uma área de mais de 4.400 m² e uma cidade cenográfica de 6.500 m². O SBT é referência em produções infantis e programas de auditório proporcionando o bemestar da família.
*Fontes: Kantar IBOPE Media – Instar Analytics – Grande São Paulo e Regiões Metropolitanas (15 Praças) – Dados
Domiciliares (Shr%) – Períodos Básicos 24 Horas – Jan a Jun/21 / Atlas de Cobertura SBT 2021.