A Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e geridos pela SP Leituras, vão além do incentivo à leitura, promovendo cultura, esporte e lazer. Como parte dessa proposta, as duas bibliotecas oferecem uma oportunidade especial: aulas gratuitas de tênis de mesa com o bicampeão brasileiro Jonathan Dias.
O tênis de mesa é uma prática popular no Brasil. Ao unir duas raquetes, uma bolinha e uma mesa própria para o jogo, a atividade proporciona interação, senso de direção e auxílio no desenvolvimento da coordenação motora. Por esse motivo, recebe um espaço especial no ambiente das bibliotecas públicas, que diariamente recebe diversos visitantes que duelam entre si ou em equipes adversárias.
Dessa vez, além da diversão, o público poderá conhecer as técnicas, esclarecer as dúvidas e praticar as dicas ensinadas diretamente por um especialista no assunto. Os participantes terão contato com as técnicas básicas do forehand, backhand, saque e recepção de saque, com exercícios que combinam trabalho em equipe e dinâmicas individuais.
Além disso, o público poderá aprender sobre as regras do jogo, curiosidades e a diferença entre tênis de mesa e pingue-pongue. Ao final de cada sessão de treinamento, haverá jogos e dinâmicas competitivas. A atividade é presencial, com encontros independentes indicados para pessoas a partir de 16 anos. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.
Para saber mais, confira a programação completa:
➢ Biblioteca de São Paulo:
Datas: quintas-feiras, 13 e 20 de fevereiro
Horário: das 12h30 às 14h30 –
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana, São Paulo – SP, 02030-100
Aula ministrada por: Jonathan Dias
➢ Biblioteca Parque Villa-Lobos:
Datas: domingos, 09 e 16 de fevereiro
Horário: Das 14h às 16h.
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05319-000
Aula Ministrada por: Jonathan Dias
Sobre a Biblioteca de São Paulo
Inaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo (BSP) está localizada no Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona norte da capital paulista. A qualidade do acervo, as atividades de programação cultural e os serviços oferecidos deram um novo significado ao espaço, transformando-o em uma praça cultural, local de acolhimento e descobertas. Inspirada nas melhores práticas das bibliotecas públicas do Chile e da Colômbia, soma mais de 3 milhões de visitantes e visa promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura. Ocupa uma área de 4.257 metros quadrados para atender o público – crianças, jovens, adultos e idosos com ou sem deficiência. A BSP é um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.
Sobre a Biblioteca Parque Villa-Lobos
A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), localizada dentro do parque de mesmo nome, é um espaço convidativo para a leitura, fruição da cultura e interação entre as pessoas. Além de um amplo acervo literário, atualizado semanalmente, oferece várias atividades gratuitas, como encontro com escritores, contação de histórias, saraus, oficinas, cursos, apresentações musicais, entre outros eventos de uma extensa programação. O local conta ainda com sala de games, ludoteca, computadores com acesso à internet, auditório, aparelhos de tecnologia assistiva, deck com vista para o parque, bicicletário e skatário. É um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.