Quais músicas são a “cara” de bairros como Freguesia do Ó, Água Branca, Perdizes e Higienópolis? A ACCIONA encarou esse desafio, bastante subjetivo, e montou playlists exclusivas e gratuitas de canções que, de um jeito ou de outro, podem ser associadas aos bairros que receberão os trilhos da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo. A ideia é, além de fazer uma homenagem às regiões, convidar os moradores e futuros usuários da linha a contribuírem com sugestões de outras músicas para as listas, envolvendo-os nesta missão de mostrar qual delas melhor traduz cada local.
As listas estão reunidas na compilação chamada de “Trilho Sonoro” – fazendo um trocadilho com os trilhos da linha – e trazem uma seleção especial que vai embalar a população paulistana enquanto a linha de metrô ainda está em obras. São 15 playlists – uma para cada estação da futura Linha Uni – com músicas diversas.
O bairro da Brasilândia, por exemplo, foi o berço da escola de samba Rosas de Ouro e conta com ex-moradores do mundo da música, como a rapper Negra Li. Assim, a playlist da futura estação conta com faixas de gêneros como rap e hip hop nacional, incluindo a música da própria Negra Li que recebeu o nome do bairro.
As demais playlists seguem a mesma ideia, com músicas escolhidas a dedo pela ACCIONA, considerando características únicas, curiosidades e perfil dos moradores de cada região.
“A ACCIONA sabe que uma das atividades favoritas dos usuários de transporte público é ouvir música em seus deslocamentos diários. Por isso, mesmo antes da conclusão das obras da Linha 6, achamos que era uma forma interessante de engajar, marcar momentos e ativar lembranças de nossos futuros usuários”, comenta o diretor País da ACCIONA no Brasil, André De Ângelo.
As listas já foram criadas nas plataformas de streaming de música mais conhecidas – Spotify e Deezer – e estão sendo divulgadas para o público aos poucos.
E para sugerir novas músicas para o Trilho Sonoro é muito fácil, basta enviar uma mensagem direta ou fazer um comentário com a sugestão de música, autor e para qual playlist ela se destina, diretamente nas mídias digitais oficiais da ACCIONA (Twitter e Facebook).
A ação não tem prazo para acabar, as playlists continuarão disponíveis quando as obras estiverem finalizadas e a Linha 6-Laranja estiver operando.