Para ajudar os contribuintes que ainda não fizeram a Declaração de Imposto de Renda 2020 (prazo encerra dia 30 de junho), o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) realiza no sábado (27) e domingo (28) plantões fiscais virtuais extraordinários para auxiliar contribuintes com o preenchimento da declaração. A ação faz parte do Plantão Fiscal 2020, que auxiliou a população durante os meses de março, abril, maio e junho por meio do atendimento oferecido pelo NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), em parceria com a coordenação, professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da instituição.
Os plantões especiais do NAF UDF acontecerão das 9h às 23h e os atendimentos serão realizados virtualmente. Para participar, o contribuinte deverá encaminhar a mensagem para o endereço eletrônico naf@udf.edu.br e enquadrar o assunto nas seguintes opções: Imposto de Renda Pessoa Física; Microempreendedor Individual ou Empregador Doméstico.
No corpo do e-mail o contribuinte deve inserir um resumo da situação e um telefone celular de contato. As orientações (respostas) aos atendimentos virtuais serão encaminhadas pelo NAF UDF aos contribuintes por meio de mensagens eletrônicas (e-mail), no entanto, caso houver a necessidade de um atendimento por vídeo ou áudio, o solicitante será informado por e-mail sobre os dias e horários específicos para a realização do atendimento referido, bem como outras orientações. O responsável pelas atividades é o professor Mestre Deypson Carvalho, coordenador adjunto do curso de graduação em Ciências Contábeis e do NAF.
Com apoio técnico da Receita Federal do Brasil, o atendimento virtual é voltado para pessoa física, com renda mensal de até 5 mil reais, empregadores domésticos e microempreendedores individuais. Para isso, o NAF prestará atendimento para orientar os contribuintes a preencherem e transmitirem à RFB a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, ano-base 2019. Criado há seis anos, o Núcleo realizou mais de 700 atendimentos e consultorias presenciais no ano passado e espera superar este número em 2020 com os atendimentos virtuais.
Brasília é a terceira capital do país com o maior número de contribuintes obrigados a entregarem a DIRPF ao Fisco Federal. Até às 11h39 do dia 19/6/2020, 20,7 milhões de declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita no Brasil. A expectativa do órgão é de que 32 milhões de contribuintes entreguem a declaração.
Para o correto preenchimento da declaração de 2020 são necessários os seguintes documentos referentes às informações de 2019:
SERVIÇO
Plantão Fiscal Extraordinário 2020 (NAF – UDF)
Atendimentos: pelo endereço eletrônico naf@udf.edu.br
Data e horário: 27 e 28 de junho (sábado e domingo), das 9h às 23h.
Outros dias disponíveis para o atendimento:
Até dia 30/06: de segunda a sexta, pelo mesmo endereço eletrônico, no horário de 18h às 20h.