Estão abertas as inscrições do programa “Empreendedora da Moda – Aceleração digital”, uma série de quatro cursos online e independentes que vão ajudar, exclusivamente, as micro e pequenas empreendedoras do segmento de moda e moda casa (artesanato, decoração e costura criativa) a dominar as vendas digitais de forma inclusiva e sustentável.
A iniciativa e a realização são do Instituto Lojas Renner e do Sebrae, com apoio da Aliança Empreendedora e parceria de divulgação da Prefeitura de Santo André e da Escola de Ouro Andreense.
As inscrições devem ser feitas pelo link https://bit.ly/em-prefeiturasantoandre. Ao participar de pelo menos um dos cursos, a empreendedora receberá um email e, caso tenha interesse, concorrerá a mentorias gratuitas e também a um processo de aceleração digital do seu negócio.
O curso “Conheça as melhores estratégias para sua marca de moda ter sucesso na internet” traz conteúdos sobre segmentação de mercado, público-alvo e posicionamento de marca, nicho de mercado, identidade visual e registro de marca.
O curso “Como definir o preço ideal e vender pela internet seus produtos de moda” vai abordar como uma precificação correta, associada à venda pela internet, pode contribuir para o sucesso do negócio. O curso traz informações para a produção de conteúdo de qualidade e irá ajudar as empreendedoras a conhecerem os melhores caminhos a serem trilhados no comércio digital e bem como a respeito da legislação sobre o tema.
“Como divulgar produtos de moda e encantar cliente nas redes sociais” é tema do curso que vai analisar cada uma das redes sociais disponíveis e mostrar às empreendedoras como elas podem beneficiar sua marca.
Por último, o curso “Como inovar e ter uma marca de moda sustentável: do conceito à matéria” vai ajudar a empreendedora a fazer da sua marca um negócio de impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. Nas aulas serão abordados conceitos como desenvolvimento sustentável, moda inclusiva, economia circular e os impactos de cada tipo de material, além do upcycling, que consiste em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade.
Cada curso tem duração de aproximadamente duas horas, com conteúdo dividido em várias aulas, para dar mais conforto e liberdade para as alunas. “Dividimos os cursos em pequenos módulos, para que as mulheres possam assistir um pouco de cada vez, conforme sua disponibilidade de tempo e não tenham, por exemplo, a preocupação de finalizar tudo de uma só vez. Dessa forma, conseguimos respeitar o tempo das empreendedoras e garantir que elas tenham acesso a conteúdos de qualidade que se adaptem às suas rotinas”, explica a consultora de projetos da Aliança Empreendedor, Marina Bolibio.
Não há ordem correta para os cursos e o programa permite que as empreendedoras decidam por qual querem começar. “Os cursos são independentes e cada um tem o seu próprio certificado, então as mulheres podem fazer todos, o que é o mais recomendado, mas podem escolher também o que mais fizer sentido para o negócio delas nesse momento para começar. Por exemplo, se a empreendedora tem necessidade de acertar o preço do seu produto, ela não precisa começar pelo curso 1, pode ir direto para o curso 2 que trabalha exatamente a questão do preço”, acrescenta Marina.
Mentoria e aceleração – Para concorrer à mentoria é preciso completar um dos cursos, mas também estar formalizada, ou seja, ter um CNPJ ativo. A mentoria é um processo que ajuda nas questões práticas do dia a dia, como gestão financeira, planejamento, marketing, vendas e vendas online. Quem recebe a mentoria vai contar com o suporte dos mentores durante quatro meses.
Além disso, quem finaliza pelo menos um curso pode participar de um processo de aceleração digital do seu negócio, ou seja, terá a oportunidade de explorar os recursos tecnológicos para impulsionar o crescimento da empresa com apoio dos especialistas do programa. A aceleração tem foco no marketplace, com a possibilidade de comercialização no marketplace das Lojas Renner.