O Google Cloud e a Qatar Airways firmaram uma parceria para explorar as soluções de análise de dados e inteligência artificial (IA) do Google Cloud para criar experiências de cliente superiores para os passageiros da companhia aérea.
Em 2022, a Qatar Airways transportou 18,5 milhões de passageiros para 150 destinos em todo o mundo. Esse grande volume de passageiros gera uma abundância de dados estruturados e não estruturados para a unidade de transformação digital da companhia aérea. A colaboração proposta com o Google Cloud tem como objetivo ajudar a trazer um significado mais profundo a essas informações por meio de soluções de análise de dados, IA e machine learning (ML) do Google, incluindo BigQuery e Vertex AI. Isso, por sua vez, permitirá que a companhia aérea melhore a experiência de viagem dos passageiros, oferecendo-lhes ofertas personalizadas para suas necessidades individuais, tendências de viagens e histórico de viagens anteriores.
O diretor de informações da Qatar Airways, A.T. Srinivasan, disse: “A Qatar Airways é uma líder de aviação altamente respeitada que sempre estabeleceu referências com seu atendimento ao cliente premiado e reconhecido globalmente. O Google Cloud nos oferece a oportunidade de criar elasticidade e escalabilidade sob demanda, pois cada vez mais procuramos aproveitar dados estruturados e não estruturados para personalizar a experiência do cliente e do funcionário. Também aproveitaremos o conjunto altamente seguro e diversificado de ofertas de serviços em nuvem do Google para otimizar nossas operações aéreas e aeroportuárias, especialmente nas áreas de inventário de aeronaves, operações de voo em terra e no ar, bem como operações aeroportuárias. Também esperamos colaborar com o Google Cloud para testar algumas de suas tecnologias de ponta por meio dessa parceria de longo prazo. A presença do armazenamento em nuvem no Catar nos dá a garantia de que nossos dados permanecem no país e podemos nos concentrar em dados e inovação liderada por IA/ML sem ter que nos preocupar com a residência de dados.”
Ghassan Kosta, gerente nacional do Catar no Google Cloud, acrescentou: “Hoje, as empresas podem tomar decisões inteligentes em tempo real e fornecer experiências personalizadas a seus clientes por meio de IA e ferramentas de aprendizado de máquina. A Qatar Airways não é apenas uma companhia aérea que leva passageiros do ponto A ao ponto B, mas também é uma representação da hospitalidade do Catar. Por meio do uso do Google Cloud, a Qatar Airways pode permitir que os passageiros desfrutem de experiências de viagem elevadas, incluindo recomendações e sugestões de viagens personalizadas, como se tivessem um agente de viagens dedicado que entende suas necessidades e requisitos específicos.”
Além disso, a Qatar Airways e o Google Cloud irão explorar outras áreas de colaboração, incluindo o uso de ferramentas de nuvem para otimizar custos, simplificar operações e muito mais. A sustentabilidade também é uma prioridade no roteiro de transformação digital da companhia aérea, e a Qatar Airlines pretende aproveitar o uso do Google Cloud, a nuvem mais limpa do setor, para implementar novos programas que a apoiarão no cumprimento de suas metas de sustentabilidade até 2030.