Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontaram um salto de 23% nos casos de furtos e roubos de aparelhos celulares somente nos primeiros oito meses de 2021, totalizando mais de 160 mil dispositivos subtraídos.
O retorno das atividades pós-pandemia e o consequente aumento da circulação das pessoas e veículos vieram acompanhados de um aumento substancial das ocorrências de assaltos e sequestros relâmpagos de pedestres e veículos. O aumento das formas de automação de pagamentos por celulares, entre elas o Pix, impactou diretamente nos índices de violência.
Diante desse quadro de insegurança, as principais empresas de blindagem veicular têm registrado um aumento nas consultas e, consequentemente, das contratações do serviço.
Segundo Olavo Ehmke, sócio-diretor do grupo empresarial Autobunkers Defense, referência nacional com 20 anos de experiência, mais de 15 mil veículos blindados comercializados e 7 mil blindagens executadas, a blindadora teve um aumento de 25% nas contratações de blindagens no ano passado, deflagrada pelos casos de violência como assaltos, arrastões e sequestro relâmpago que passaram a frequentar os noticiários dos brasileiros.
Em decorrência do aumento de furtos de celulares no trânsito, Olavo comenta que também subiu a procura pela blindagem de vidros BalisticPro®. Trata-se de um vidro blindado produzido com exclusividade para a Autobunkers Defense com o componente SentryGlas®, desenvolvido pela divisão de vidros laminados da DuPont.
Ehmke afirma que, com a utilização dos vidros BalisticPro®, a redução do peso do veículo é significativa, por exemplo, a tampa do porta-malas de um carro SUV pode ficar até 19kg mais leve e as portas com até 6kg a menos cada, o que se traduz em mais conforto para o usuário e menor desgaste para o veículo.
De acordo com o diretor da Autobunkers Defense, o SentryGlas® proporciona a confecção de um vidro blindado perene, imune à delaminação, leve, pesando apenas 33 kg/m², com menor espessura e qualidades ópticas como claridade e transparência, diminuição de refração ou distorções ópticas, além de oferecer proteção UV de 98%.
Ehmke acredita que os vidros BalisticPro® devem agradar principalmente aos proprietários de carros com teto solar panorâmico ou de vidro inteiriço. “Com a blindagem mais leve, eleva-se menos o centro de gravidade do carro e isso traz uma dirigibilidade melhor”, ressalta.
Proteção superior
O Grupo Autobunkers Defense também lançou no ano passado uma nova blindagem veicular que tem como diferencial a adoção 100% da manta aramida, revestimento produzido em Kevlar® que oferece a mesma resistência balística do aço com a vantagem de ter uma redução significativa do peso do veículo.
Olavo Ehmke informa que antes da adoção da manta aramida em todo o veículo, áreas menores que 20x20cm obrigatoriamente tinham de ser feitas em aço, como as colunas do para-brisa e do cinto de segurança, a caixa atrás da maçaneta, enfim, várias pequenas regiões do carro. “Agora nós temos a Yellowgard®, uma manta aramida produzida em Kevlar® com mais camadas, que oferece uma grande resistência balística de nível 3A de blindagem, o que nos possibilitou fazer essa substituição do aço”, justifica.
Ehmke destaca a leveza como a grande vantagem oferecida pela Aramid Gold®, marca registrada da manta aramida do Grupo Autobunkers Defense, com redução próxima de 30% do peso total da blindagem. A nova manta proporciona melhoria da dirigibilidade, estabilidade, frenagem, velocidade, menor consumo de combustível, diminuição dos ruídos internos, entre inúmeros outros benefícios.
Cuidado redobrado
Com a experiência de mais de 20 anos fazendo blindagem veicular, Olavo Ehmke faz algumas recomendações básicas para o motorista se defender no trânsito.
– Não fique ao celular com o carro parado em semáforos ou no trânsito;
– Procure parar o veículo em estacionamentos;
– Não deixe bolsas, carteiras e celulares sobre os bancos do carro;
– Mantenha distância de pelo menos 1,5 m do veículo da frente;
– À noite evite parar em semáforos;
– Fique atento com motocicletas com 2 ocupantes;
– Prefira as pistas do meio ao trafegar nas avenidas.