A partir deste sábado (13), o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, irá retomar as visitas presenciais em grupo acompanhadas pela equipe do Educativo. A atividade, que havia sido interrompida no início da pandemia, será aberta para todos os visitantes aos sábados e aos domingos, às 10h e às 14h, com grupos de até 10 pessoas, por ordem de chegada. Interessados devem se dirigir ao ponto de encontro sinalizado na Sala Grande Área, logo na entrada do museu.
Durante a semana, as visitas educativas estarão disponíveis de terça a sexta, às 10h (40 vagas) e às 14h (20 vagas), mas será necessário fazer agendamento prévio pelo site: https://bityli.com/VB0wv5. O Museu do Futebol vai disponibilizar um educador para cada 10 pessoas. Grupos provenientes de escolas públicas e de instituições sociais sem finalidades lucrativas que atuam com pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social têm entrada gratuita. Após fazer o agendamento, o representante receberá por e-mail os procedimentos para comprovação e envio da documentação necessária.
Além do retorno das visitas em grupo, o Museu do Futebol também irá reabrir o guarda-volumes. O uso de máscara continua obrigatório durante toda a visita – até na hora de tirar selfies. Outros protocolos sanitários seguirão em vigor, como aferição da temperatura de todos os funcionários e visitantes na entrada e disponibilização de álcool gel nas salas das exposições.
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país. É uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.
PATROCÍNIO E APOIO
A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
A exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiros a Poker Esportes e o UOL Esporte Clube e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.