Com as novas regras de isolamento social por conta do COVID-19, canal direto e seguro para vizinhos se ajudarem e negociarem faz-se necessário para a subsistência de grande parte da população
O canal que vizinhos esperavam para se conectarem a moradores e pequenos comerciantes de suas regiões chegou: o aplicativo Nok-Nok (https://www.nok-nok.app/) que visa criar uma comunidade de colaboração e compartilhamento local. “No Brasil, cerca de 30% dos trabalhadores são informais. O Nok-Nok foi idealizado para servir como uma conexão entre vizinhos do mesmo bairro e também pequenos comerciantes que desejam vender na sua região, até mesmo da própria casa, em um ambiente seguro e colaborativo”, explica Pedro Xavier, fundador da startup.
Além de possibilitar a comunicação entre pequenos comerciantes e moradores, o Nok-Nok também oferece ao usuário as opções de compartilhar ou vender alimentos, objetos, serviços e boas ações com seus vizinhos. O aplicativo também permite conectar quem possui Pet e disponibiliza informações sobre moradores que possuem conhecimento de Primeiros Socorros. “Nossa ideia é que o aplicativo também seja usado para conectar comunidades. Quem sabe a pessoa que mora ao seu lado é uma enfermeira ou presta algum serviço que você precisa e você nunca soube?”, afirma o empreendedor.
Lançado em abril deste ano, o aplicativo Nok-Nok está disponível para download em aparelhos nos sistemas operacionais Android e Apple e os interessados podem se cadastrar gratuitamente. O momento escolhido para apresentá-lo às comunidades é oportuno, de acordo com Xavier. “O ambiente digital é seguro e encoraja vizinhos a unirem-se e a apoiarem-se. Queremos resgatar a essência da vizinhança, um ambiente acolhedor e de negócios onde todos se ajudam”, conclui.