O Instituto Olga Kos lançará o livro “Mães – Orgulho de Ser Quem Somos”, com registros de 60 mães de pessoas com deficiências, no Museu da Imagem e do Som (MIS), no dia 6 de maio, às 19 horas.
Na ocasião, também será aberta a exposição inspirada na obra, que é fruto do projeto “Mães Atípicas” do Instituto, realizado entre outubro de 2024 e abril de 2025, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
Para a Dra. Olga Kos, vice-presidente do Instituto, jogar luz para estas mães é compreender como elas conduzem os cuidados dos filhos com deficiências, síndromes raras, transtornos neurológicos, distúrbios do TEA (espectro autista) e doenças crônicas. “Somos movidos pela causa da inclusão de PcDs que ainda precisa de muita atenção da sociedade. O dia 6 de maio foi escolhido para o lançamento do livro, pois irá homenagear essas mulheres na semana do Dia das Mães”, observa.
O mesmo ponto de vista é compartilhado pelo Dr. Wolf Kos, presidente e fundador do Instituto. Ele completa: “Estamos contribuindo para que outras famílias compreendam os desafios diários, os preconceitos e as sobrecargas de mães atípicas. Elas enfrentam jornadas árduas para cuidar dos filhos”.
Silvia Liz, coordenadora cultural do Instituto, conta que as 60 mães homenageadas no livro têm relação com os programas e projetos culturais do Instituto Olga Kos e defendem a inclusão social de PcDs.
Serviço
Título: “Mães – Orgulho de Ser Quem Somos”
Organização: Jamil Chade
Número de páginas: 256
Concepção e edição: Instituto Olga Kos
Preço: Gratuito
Exposição e lançamento do livro: 6 de maio, das 19h às 22h
Fotografia: Kleber da Silva
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som
Endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo, SP, CEP 01449-000
Sobre o Instituto Olga Kos
Fundado há 18 anos, é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos para atender, crianças, jovens, idosos e adultos com deficiência e abre espaço para pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionando trocas de experiências e inclusão.