A todos os empreendedores que buscam começar o seu próprio negócio, preparamos 7 dicas de como entrar um pouco mais preparado no ramo alimentício e sem medo de dar errado. Segundo o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), a previsão de crescimento real considera alta de 2,5% a 3,5% do PIB nacional. No ano passado, em termos reais, as vendas do setor avançaram 3,3% em relação a 2019. Fabiana Chagas que juntou forças mesclando a Marmita Carioca com a Master Fit conta como acelerar o seu processo.
“Se eu soubesse tudo o que eu sei hoje quando eu comecei, teria sido muito mais fácil”, diz Fabiana Chagas, empreendedora alimentícia.
1 – Sempre dá para se destacar no que já existe.
“Estou sempre observando, olhando o que o consumidor está pedindo, tentando inovar, tentando ser um diferencial nas opções que já existem. Sempre dá pra melhorar o que já existe com um pouquinho de esforço e é isso o que te tira do comum para o extraordinário. Um arroz com feijão fenomenal sempre vai ganhar do mais ou menos.”
2 – Aprenda que apesar do seu tempo ser seu, você precisa aprender a manejar ele.
“A questão do empreendedorismo é que ao mesmo tempo que eu posso tirar um dia para estar com os meus filhos, tem ocasiões que eu chego em casa super tarde por ter que contar estoque ou fazer compras. A pessoa precisa se organizar direitinho o balanceamento do seu tempo para as coisas funcionarem tanto do lado pessoal quanto do profissional.”
3 – Muita gente tem a mesma proposta que a sua, então confie no seu potencial.
“Pro seu negocio dar certo, você precisa crer nele. Seja vendendo marmita ou balinha no sinal. Tem muitas opções lá fora, então se esforce para ser o melhor que você puder dentro das suas possibilidades, e confie que o resultado vai vir.”
4 – Como fazer um bom planejamento financeiro para esse tipo de negócio?
“É sempre interessante não estourar o seu orçamento de primeira nas compras dos alimentos, pois se ocorrer alguma casualidade, você ter uma reserva. Buscar bons fornecedores e colocar sua operação em local com baixo custo ajudam muito nesse processo.”
5 – E para todos os que querem começar o seu próprio negócio, o conselho principal é excluir as palavras “medo” e “dificuldade”.
“Para você começar uma empresa, precisa ser de algo que te de gasolina para continuar mesmo quando as coisas não saírem como o esperado. A palavra dificuldade é a que precede a desistência ou então a não-tentativa. “Ah mas isso é muito difícil de entrar”, “muito difícil de dar certo”, a pessoa nem tentou e já coloca essa palavra na frente. Exclua a palavra medo, exclua a palavra dificuldade, o receio não nos deixa avançar”, finaliza