Desde o ano de 1953 é comemorado no segundo domingo do mês de agosto o Dia dos Pais no Brasil. Nessa data, famílias se reúnem e celebram o dia dedicado aos progenitores. Em alguns casos, além de assumirem o papel de figura paterna, eles são responsáveis pela criação de empresas cuja administração é passada de geração em geração, se tornando uma grande conquista para as famílias. De acordo com o IBGE, 90% das empresas no Brasil possuem perfil familiar e empregam 75% da mão de obra do país.
Um dos setores mais tradicionais do Brasil e que costuma ser conhecido por conta de sua administração familiar é o da cachaça. Por ser uma bebida que existe no país há muitos anos, se tornou uma característica toda destilaria ser passada de geração para geração. “Até então para uma cachaça ser produzida, era necessário investir um capital alto para criar a própria marca e ter um espaço reservado para produção da bebida, porém, hoje em dia, é possível terceirizar toda produção e gastar uma quantia baixa”, afirma Leandro Dias, criador do curso Lucrando com Bebidas, que ensina como ter a própria marca de bebidas sem ter um alambique e com baixo investimento.
Essa praticidade fez com que o setor tivesse um significativo crescimento, mesmo em um ano de pandemia e com diversas outras opções de bebidas no mercado. O número de estabelecimentos produtores de Cachaça e de Aguardente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), cresceu 4,14 % no último ano. O número em 2020 foi de 1.131. Em 2019, de 1.086. O momento positivo do setor fez com que diversas famílias pelo país tivessem interesse em empreender no ramo, como é o caso do empreendedor Vanderlei Silva.
Natural de Santa Catarina, Silva tinha o hábito de se encontrar com os amigos para conversar e descontrair um pouco. Nesses encontros, a prática de consumir moderadamente destilados era de lei. “Quanto mais eu fui conhecendo o universo das bebidas de qualidade, mais foi aumentando minha vontade em investir nesse segmento”, explica o empreendedor. Foi então que durante o ano passado. Silva e seu filho Felipe e sua filha Natália decidiram fazer juntos o curso online Lucrando com Bebidas, e a vontade de empreender no universo das bebidas finalmente se concretizou.
“Quando eu descobri que era possível produzir minha própria bebida sem precisar gastar muito e terceirizando toda a produção eu não pensei duas vezes, convidei meu amigo Rômulo para ser sócio e meus dois filhos que ajudam em diferentes funções, como o marketing da empresa”, ressalta Silva. Foi então que no final do ano passado foi criada a Átrioz Destilados. A marca já possui em seu portfólio três sabores de cachaça e três sabores de gin. As vendas são feitas diretamente na região e através do site www.atriozdestilados.com.br. Os preços das bebidas variam entre R$58,58 e R$89,21.
Mesmo com o sucesso da Átrioz Destilados, o empreendedor ainda continua trabalhando em outras áreas como Engenharia e Construção Civil. Além dos produtos serem produzidos com ingredientes selecionados, outro ponto que chama atenção são as embalagens. Sofisticadas e com um design moderno, faz com que elas se destaquem quando são comparadas com bebidas industrializadas. Os kits vendidos pela marca também recebem uma caixa encerada com o logo da Átrioz.
“Nesse momento em que muitos estão priorizando o empreendedor local, é importante mostrarmos que levamos a sério nossa marca, e para isso acontecer, foi fundamental ter a orientação e o apoio dos meus filhos, pois eles criaram as redes sociais da marca, algo fundamental hoje em dia, além de opinarem em outros assuntos que fez com que a empresa chegasse até aqui”, diz o empreendedor. Nós próximo meses, a Átrioz irá lançar novos produtos, e quer provar cada vez mais que a cachaça é uma bebida nobre e de qualidade.
“Algumas pessoas ainda costumam ter um certo preconceito quando o assunto é cachaça, então nosso objetivo é acabar com esse mito e provar que se trata de uma bebida tipicamente brasileira e de alto padrão, tudo depende apenas da forma que ela é produzida”, finaliza Silva.