Na próxima terça-feira (10), o Congresso Nacional receberá, pela primeira vez, uma projeção de conscientização sobre saúde. Um vídeo, produzido pelo Grupo de Advocacy em Cardiovascular (GAC), vai destacar dados sobre a alta taxa de mortalidade das doenças cardiovasculares no Brasil, que atualmente só perdem em número para as mortes causadas por Covid-19. Metade dos infartos fatais, que deveriam atingir sobretudo idosos, ocorrem, atualmente, em pessoas com menos de 60 anos1.
A ação será realizada em alusão ao Dia Nacional do Colesterol, comemorado em 08 de agosto, e busca mostrar que é preciso adotar medidas, por meio de Políticas Públicas, para implementar programas, sensibilizar médicos e conscientizar a população sobre os perigos das doenças cardiovasculares e seus fatores de risco. Essas conquistas somente serão alcançadas por meio de melhorias nas políticas de Atenção Primária à Saúde e do engajamento da sociedade civil. Por isso, em complemento à projeção em Brasília, os parlamentares de São Paulo receberão um quiz para testar seus conhecimentos sobre as doenças cardiovasculares e compreenderem a importância do tema para a sociedade.
Um dos objetivos do GAC é fortalecer a sua atuação para diminuir o número de mortes por doenças cardiovasculares em 50% nos próximos 10 anos. “Para isso, ações como essa são essenciais, pois precisamos promover a educação em saúde para que todos conheçam os fatores de riscos das doenças cardiovasculares e, caso recebam diagnóstico, possam controlar a doença”, afirma Carolina Cohen, cofundadora da Colabore com o Futuro, que administra o GAC.
Dr. Jose Rocha Faria Neto, médico e professor titular de cardiologia da PUC-PR, reforça que “A maioria das doenças cardiovasculares pode ser prevenida por meio de hábitos saudáveis, como dieta balanceada e atividade física. Quando falamos de colesterol, é importante reforçar que quando elevado, aumenta o risco de depósitos de placas ateroscleróticas na parede das artérias, provocando sua obstrução. O colesterol, juntamente com a diabetes e hipertensão, é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, principalmente infarto, AVC e tromboses arteriais”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no mundo. Das 17 milhões de mortes prematuras (pessoas com menos de 70 anos) por doenças crônicas não transmissíveis, 82% acontecem em países de baixa e média renda, e 37% são causadas por doenças cardiovasculares. No Brasil, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por problemas cardiovasculares2.Saiba mais: www.gacbrasil.com.br
Confira o vídeo da ação: https://www.youtube.com/watch?v=Rosqw16MOTI
Sobre o GAC
O GAC – Grupo de Advocacy em Cardiovascular foi fundado em 2017 e é um movimento inovador, administrado pela Colabore com o Futuro e composto por organizações de pacientes sem fins lucrativos. Foi criado para atuar nas necessidades dos pacientes não atendidos, como o desafio de se conseguir um diagnóstico preciso e precoce e a dificuldade de acesso à exames e tratamentos. Também tem como objetivo diminuir a alta incidência e mortalidade por essas doenças no Brasil. Para isso, uniu-se as ONGs que tem como foco apoiar os pacientes com doenças cardiovasculares ou os pacientes com patologias que tem como consequência essas doenças (diabetes e algumas doenças raras, por exemplo) para trabalhar em conjunto, aumentando e fortalecendo a voz dos pacientes.
Sobre a Colabore com o Futuro
A Colabore com o Futuro é o 1ª negócio social de advocacy da América Latina. A entidade tem como objetivo mobilizar a sociedade a participar das decisões de saúde junto com o governo, criando de maneira transparente e sustentável políticas públicas mais democráticas, justas e efetivas. A Colabore com o Futuro é uma das 1.200 empresas no Brasil que colaboram com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Desde sua fundação, em 2017, já mudou a vida de mais de 12 milhões de pessoas, ampliando o acesso à saúde e qualidade de vida dos pacientes brasileiros.
Referências:
1. Colabore com o Futuro. Dados de doenças cardiovasculares- Grupo de Advocacy em Cardiovascular. Disponível em: https://www.colaborecomofuturo.com/post/2018/03/14/gac-grupo-de-advocacy-em-cardiovascular Acesso 04/08/2021
2. GAC. Novo Documento Direcionador do GAC. Disponível em: https://www.gacbrasil.com.br/post/novo-documento-direcionador-do-gac Acesso em 27/07/2021.