A Venuxx é primeira solução de logística personalizada do Brasil, capaz de conectar uma rede de mulheres especialistas e capacitadas – e seus veículos – para atuar como plataforma de entrega de alto valor agregado. Modelo de negócio que foi lançado há pouco mais de um ano, quando a startup precisou se reinventar para seguir no mercado, já rende resultados importantes e até o reconhecimento como “Apple das entregas”. Nos últimos 12 meses, a empresa ultrapassou os R$ 10 milhões em cargas transportadas, sempre com foco na experiência dos clientes. Está presente em todos estados, exceto no Acre, e, entre janeiro e junho, aumentou seu tamanho em cinco vezes, o que reforça que a nova estratégia foi acertada.
A mudança de rota surgiu das dificuldades de competir em um segmento dominado por gigantes como Uber e 99. A startup nasceu em 2016, com a proposta de oferecer serviço de transporte individualizado, feito somente por motoristas mulheres e para atender apenas passageiras. Em função da concorrência acirrada, houve a necessidade de traçar outros caminhos, e a decisão foi deixar de ser um aplicativo para o consumidor final e fazer um recorte do mercado, a fim de definir segmentos empresariais que precisavam de mais cuidado e segurança no trajeto de seus produtos. Ou seja, demandam um transporte especializado e com valor agregado. As medidas de isolamento social, determinadas em função da pandemia, também acabaram contribuindo para o novo posicionamento, pois muitos lojistas foram obrigados a efetuar as vendas exclusivamente pelos canais digitais.
A COO e cofundadora da Venuxx, Gabrielle Jaquier, explica que, desde então, a startup tem acompanhado esse processo evolutivo do mercado de logística e “atacado” diversas frentes de inovação para melhorar o processo de entrega no Brasil, por exemplo o ship from store (conceito que busca integrar lojas físicas e virtuais, ao utilizar estoques integrados), muito falado atualmente, mas ainda incipiente no país. “As empresas estão cada vez mais usando estratégias diferenciadas para alcançar eficiência de custo e, principalmente, para melhorar a experiência do cliente. E é aqui que entramos, com nossas especialistas, capacitadas e treinadas para realizar a entrega de acordo com a necessidade de cada cliente”, destaca.
Atualmente, a Venuxx fornece aos contratantes um software customizado para a gestão logística, com otimização de rotas e CRM para a comunicação com os consumidores. Os serviços são prestados em conformidade com as normas e demandas específicas de cada setor ou empresa. “Nós cuidamos de toda a logística, personalizando o atendimento, para que o cliente corporativo tenha tranquilidade para focar no seu core business. Adicionalmente, criamos uma relação mais humana, próxima e descomplicada”, completa Gabrielle.
Diferenciação
Ela informa que os clientes da startup, que é investida do BMG UpTech, registram uma melhora de mais de 20%, em média, nos indicadores de insucesso, e acima dos 30%, nos indicadores de NPS (Net Promoter Score), que é a metodologia de pesquisa utilizada para medir a lealdade do consumidor final. Os dados evidenciam a necessidade do mercado de começar a se diferenciar no processo de entrega. Hoje, os principais segmentos atendidos pela Venuxx são Joias, Cosméticos, Moda, Tecnologia, Chocolates Finos, entre outros que demandam uma melhor experiência de entrega.
A Venuxx possui também um olhar para a sustentabilidade, posicionando-se como uma empresa amiga do planeta. Atua por meio de uma logística “carbo neutro”, medindo e neutralizando 100% das emissões de gases de efeito estufa emitidas com as suas frotas e entregas. Isso significa que todos os serviços realizados para os clientes já tiveram o CO2 compensado, o que atende às exigências da sociedade, mas é também um compromisso com a preservação do ecossistema para as atuais e futuras gerações.