A YPF Brasil, terceira maior petrolífera das américas, acaba de anunciar crescimento acima da média, no momento em que a maior parte das empresas do mercado automotivo tenta caminhar em direção à recuperação do quadro atual, que tem dificuldades para fechar no azul.
De acordo com a cia, durante a pandemia a multinacional cresceu cerca de 4% em market share (fatia de mercado que uma empresa controla em influência) no Brasil, segundo levantamento interno, mesmo durante a oscilação de preços dos lubrificantes no período de recessão.
Outro fator que impulsionou a atividade da YPF Brasil é a queda nas vendas de veículos zero quilômetros. Isso possibilita um crescimento diretamente proporcional da necessidade de manutenção em frotas, que já estão em circulação, incluindo os lubrificantes automotivos como essenciais para esse processo.
“De forma geral, o proprietário está muito mais atento à manutenção de seu veículo e, claro, ao orçamento, que está cada vez mais controlado. Então, o preço e a qualidade são itens que o consumidor prioriza durante a escolha de qual óleo vai comprar”, afirma a gerente de marketing da empresa no Brasil, Giovanna Grassi.
Além disso, Giovanna complementa que, paralelamente ao atendimento direto com clientes e distribuidores, a empresa está se preocupando com a relação que mantém com seu cliente final, ponta de cadeia. “Também investimos no fornecimento de informação e produção de conteúdo em nossas redes sociais. Os efeitos são sentidos diariamente, por meio de interações com diversos usuários que, todos os dias, nos buscam para tirar dúvidas”, afirma.
A empresa destaca ainda a estratégia e o bom relacionamento com a rede de distribuidores e atacadistas, um caminho viável para manter o crescimento constante.“Injeções de investimentos nos setores de agronegócio e insumos químicos possibilitaram a expansão da YPF, mesmo enquanto o mercado automobilístico, nosso principal pilar, não passava por bons momentos”, comenta Giovanna.
Além do lançamento de novos produtos, a YPF Brasil pretende continuar seu crescimento, investindo no lançamento de novos produtos, na expansão dos setores de agro e química e também na melhoria de sua linha de produção, localizada em planta na cidade de Diadema – SP, que se aproxima cada vez mais do formato da Indústria 4.0.