A pandemia causada pelo novo coronavírus fragilizou ainda mais a saúde mental dos brasileiros, devido ao isolamento social, resultando no aumento da procura por psicólogos. O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking entre os países que mais sofreram com problemas psicológicos na pandemia, de acordo com uma pesquisa da Ipsos. Dados do levantamento ainda apontam que 53% dos entrevistados afirmaram que sua saúde mental piorou desde março de 2020, o início da pandemia.
Devido a este cenário, a Fepo, startup digital especializada em atendimentos psicológicos, acaba de divulgar mais de 27 mil sessões, desde o começo do isolamento, o que representa um crescimento de 1870%, comparado a 2019, no qual foram realizadas apenas 1,8 mil sessões. O crescimento se deu pela democratização do acesso à terapia.
Felipe Laccelva, CEO da Fepo, explica que em 2019 quase 10% dos brasileiros já viviam diariamente com ansiedade, o maior índice registrado no mundo. “Os cuidados necessários com a saúde mental é uma das consequências causadas, pois a pandemia fez com que as pessoas se sentissem cada vez mais sozinhas, desencadeando doenças que precisam de muita atenção, como a ansiedade e depressão”, comenta.
Terapias acessíveis para todos
Com o objetivo de democratizar o acesso dos brasileiros com psicólogos, a startup disponibiliza sessões de terapia individual e para casais. Além disso, a terapia de acolhimento é um dos diferenciais da Fepo, pois os sentimentos precursores da depressão e ansiedade representam a maioria dos sintomas apresentados pelos pacientes, que buscam por ajuda psicológica.
“A grande procura por psicólogos é por conta de alguma angústia interna, seja por ansiedade, uma tristeza duradoura ou a relação com o companheiro (a)”, comenta Laccelva.
Psicólogos como melhores amigos dos pacientes na pandemia
O confinamento gerou muitos transtornos mentais que estão ligados a fatores, como: perda de um parente ou amigo próximo, demissão do trabalho dos sonhos, discussões com integrantes que residem na mesma casa, entre outros. O papel do psicólogo em tempos como esse é essencial, pois ele será responsável por compreender o que o paciente está passando e buscar a melhor saída para resolver o que está de errado em sua mente.
De acordo com Laccelva, entre os benefícios das terapias estão:
Ao todo, a Fepo possui 66 psicólogos com pós-graduação e mais de seis anos de experiência, para atender a todos. As três principais modalidades de sessões são: terapia individual e de casal e acolhimento. Além disso, as sessões são realizadas de forma online, por meio do Skype ou WhatsApp.
Mais informações podem ser obtidas pelo www.fepo.com.br
Sobre a Fepo
Fundada em 2018 pelo psicólogo Felipe Laccelva, a Fepo é uma startup digital especializada em atendimentos psicológicos, com terapias e mais de 60 profissionais disponíveis. Desde o início da pandemia, já realizou mais de 27 mil sessões, resultando em um crescimento de 1870%. Para mais informações acesse https://www.fepo.com.br/