No próximo dia 27, a ESPM, uma das mais reconhecidas instituições de ensino superior do Brasil, completa 70 anos. Uma série de atividades estão sendo organizadas para celebrar essas sete décadas — entre elas, o evento multiplataforma ESPM Ahead, que envolve todas as áreas da instituição.
Kléber Pagú e Fernanda Bueno, artistas do movimento Nós Artivistas, reconhecidos no início do ano pela ONU graças à ação #TODOSPELASVACINAS, pintarão uma parede cega do centro de São Paulo, ao vivo. Ao mesmo tempo, Marcos Mello, professor do curso de Design e artista gráfico, fará a mediação do debate sobre como repensar os espaços na cidade. “Vamos mostrar como as nossas intervenções acontecem, pendurados no rapel, porque é a tecnologia mais barata para quem faz arte todo dia”, diz Pagú. Transmitida ao vivo, a intervenção pretende mostrar como a arte transforma a cidade num ambiente mais lúdico e vibrante.
“Nascemos no Masp, em 1951, e não por acaso a potência da arte e do design será trazida para discutir o momento atual”, afirma Mara Martha Roberto, coordenadora do curso de Design da ESPM-SP. “Vamos discutir a arte na cidade como ferramenta de educação.”
Kléber Pagú é reconhecido mundialmente desde 2016, quando foram realizados os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ele foi o produtor responsável pelo mural Etnias, do artista Eduardo Kobra, com quem dividiu a conquista do recorde de maior grafite do mundo, reconhecido pelo Guinness World Records. Sua mais recente idealização com repercussão mundial é Aquário Urbano, obra assinada pelo artista Felipe Yung – o Flip -, com mais de 10 000 m² de pintura em spray e tinta acrílica sobre fachadas cegas de 14 edifícios, localizados na região da República, no centro de São Paulo. Fernanda, que fará uma performance no rapel, construiu sua carreira no Theatro Municipal de São Paulo como bailarina, intérprete-criadora, coreógrafa e professora. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa em políticas públicas em arte e cultura da cidade de São Paulo.
ESPM Ahead | PENSAR E REPENSAR O ESPAÇO CIDADE: ARTE, CULTURA E MOBILIZAÇÃO
22 de outubro, das 11 às 12:30 horas