Responsável por garantir a relação legal entre empregado e empregador, por meio de tarefas como gestão de ponto, registros de trabalho e gestão de benefícios e férias, o Departamento Pessoal é uma área indispensável ao funcionamento da empresa, independente do porte. Por essa razão, abaixo, descrevo as três subdivisões fundamentais do departamento.
Admissão
Responsável por todo o processo burocrático de admissão, desde recolhimento dos documentos do novo colaborador até registro em carteira e transmissão das informações do trabalhador para os órgãos competentes.
Manutenção
Gerencia o controle de frequência do funcionário, bem como elaboração da folha de pagamento, regulamentação de benefícios e pagamento de tributos.
Desligamento
Realiza todo o processo de desligamento de um colaborador, incluindo solicitação de comunicação ao trabalhador ou orientação ao funcionário de como fazer o comunicado para a empresa, cálculo das verbas rescisórias e representação da empresa nos órgãos oficiais (homologação).
Com apoio tecnológico, o departamento pessoal vem se tornando parte estratégica da empresa. Essa mudança de mentalidade possibilita uma atuação ainda mais voltada para minimizar danos financeiros, indenizações e reduzir custos. Dessa forma, o departamento pessoal consegue otimizar atividades, facilitar cálculos e agilizar todos os processos da empresa.
Entretanto, para chegar em resultados de excelência como vimos, é necessário que o setor seja integrado por responsáveis qualificados ou empresas de Contabilidade que prestam esse serviço. Assim, a organização e os colaboradores são beneficiados.
Sobre Dora Ramos
Consultora contábil com mais de 30 anos de experiência, além de terapeuta holística e reikiana há 25 anos. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, empresa reconhecida pela excelência na prestação de serviços como Gestão Contábil, Gestão Fiscal, Gestão de Departamento Pessoal, Legalização, Assessoria Pessoa Jurídica e Assessoria Pessoa Física. Em setembro de 2021, Dora inaugurou em sociedade com Renèe Lermen a Sinapse Positiva, um espaço de bem-estar, com terapia corporal que integra a fala e a escuta.