Com o fim de ano, as tradicionais comemorações viram rotina. Nesse contexto, a preocupação com a harmonização entre os pratos servidos é um dos pontos chaves para que a experiência do equilíbrio entre as bebidas, o prato e o paladar seja perfeita.
A Bomar Pescados, empresa referência em pescados no Brasil, para que isso aconteça, listou algumas dicas que devem ser levadas em consideração para que a harmonização possa ser alcançada com mais facilidade e proporcionando um sabor marcante.
De maneira geral, a harmonização acontece por afinidade ou por contraste. Peixes delicados como a tilápia e o robalo conseguem se misturar muito bem com vinhos brancos, cítricos ou frescos, em exemplo: Uvas Sauvignon Blanc, Verdejo, Pinot Grigio e Muscadet. Já para peixes com uma pegada mais saborosa e suculenta, como o Salmão e o Atum, a dica é combinar com vinhos de uva Chardonnay, Riesting e Gewurztraminer.
Seguindo para os crustáceos, a carne desse tipo de pescado é mais delicada, sendo, ao mesmo tempo, marcante e leve, com um discreto adocicado. Aqui, a questão é saber como será o preparo: crustáceos temperados com ervas a harmonização será com um vinho tipo Sauvignon Blanc, já aqueles que vem com molhos, em cima ou a parte, o ideal é um Chardonnay. Já Camarões servidos como entrada, o acompanhamento pode ser feito com um espumante brut.