O Gotas Eficientes, é um projeto idealizado pela ONG Adote um Cidadão, com o objetivo de mobilizar o maior número de doadores de sangue, envolvendo desde pessoas com deficiência, familiares e amigos, e também instituições, para assim, “doarem o amor que corre em suas veias” e ajudar o maior número de cidadãos.
Diante do atual momento e medidas de isolamento, inúmeros relatos nas mídias, jornais e redes sociais, mostram que os estoques de sangue despencaram, e inúmeros bancos de sangue do Brasil estão operando no limite e estão necessitando de doações. Com isso em mente os coordenadores do Gotas Eficientes resolveram realizar três ações imprescindíveis durante o ano de 2022. “A proposta é ajudar ao máximo no reabastecimento dos bancos de sangues. Vale destacar que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas; nunca sabemos quando seremos nós que precisaremos dessa ajuda”, diz o empreendedor social Antonio Carlos Veiga.
Para esse ano, a 6ª Edição do Gotas Eficientes já conta com datas marcadas para suas ações durante o ano. A primeira ação ocorrerá entre os dias 04 e 05 de fevereiro, onde, várias instituições já estão se organizando para realizar a doação em vários hemocentros da Grande São Paulo. A segunda vai ocorrer em 20 e 21 de maio; E as ações vão finalizar no dia 17 de setembro, no Dia Nacional de Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência, que irá se expandir até o dia 24 de setembro. Vale lembrar que todos podem participar e ajudar a salvar vidas, basta ir no hemocentro mais próximo de sua casa para realizar a doação.
O Coordenador do Gotas Eficientes, Antonio Carlos Veiga, demonstra estar muito feliz em realizar as ações para esse ano. “Estou empolgado em conseguir ajudar mais pessoas, o Gotas Eficientes era realizado apenas uma vez por ano, mas fomos estimulados a realizar três ações anuais a partir dessa edição. Uma dessas incentivadoras foi a Vânia Simonetti, que aceitou entrar nessa com a gente e se tornou a Co-coordenadora do projeto”, relata o Idealizador.
“Estou há 13 anos realizando campanhas de doações de sangue. Nossa ação já ajudou a salvar mais de 340 mil vidas. A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que salva vidas, estou animada por fazer parte e conseguir contribuir com mais esse projeto”, diz a nova Co-coordenadora, Vânia Simonetti.
No ano passado, a edição foi um sucesso, o Projeto contou com inúmeros doadores e apoiadores, entre eles, as madrinhas Mara Gabrilli, senadora, integrante de comitê na ONU e defensora dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil e no mundo, e a atriz Vanessa Gerbelli. O evento também contou com a participação de deficientes de todo o Brasil. “Todos estavam muito felizes por doarem o amor que corre em suas veias, os deficientes que normalmente são ajudados, tiveram a oportunidade de ajudar e fazer o bem pelo próximo por meio do sangue doado. Esse ano pretendemos atingir ainda mais pessoas, instituições e estados, sabemos que todos os estoques de sangue do Brasil estão precisando de ajuda, por isso contamos com a colaboração de todos”, finaliza Veiga.