No início, o objetivo era elevar os resultados de hotéis independentes de pequeno e médio porte. Agora, dois anos depois de sua estreia no mercado e com 85 empreendimentos em seu portfólio, a VOA Hotéis muda de estratégia de crescimento, mirando em propriedades maiores, e se prepara para sua primeira rodada de investimentos da série A. A startup fundada por José Eduardo Mendes já tem em sua carteira nomes como o Hotel Nacional, no Rio de Janeiro, com 413 apartamentos. Com a absorção de estabelecimentos nesse perfil, a rede online percebeu que os mesmos têm mais dificuldades, pois os custos são mais altos.
O segmento entrou, então, no radar da empresa, que está focada em abraçar praças com empreendimentos de porte grande e médio que necessitam de força comercial, distribuição e tecnologia. Desta forma, os times da rede estão em fase de prospecção em mercados como Natal, Fortaleza e Bahia. “Vamos voltar nossa atenção ao Nordeste para abrir novas frentes e incorporar mais hotéis da região. No Sudeste, já temos um portfólio considerável, mas também queremos expandir, assim como no Sul, em praças como Curitiba, Foz do Iguaçu e Florianópolis”, revela Karol Garrett, head Comercial, de Distribuição e Performance da VOA.
Além do time comercial e do trabalho de gerentes regionais, a rede aposta em parcerias com entidades, como as ABIHs estaduais e secretarias de Turismo. “As ABIHs de Goiás, São Paulo e Rio têm nos ajudado em âmbito institucional, pois acreditam em nosso modelo de negócio. Também estamos trabalhando com a Secretaria de Turismo de Minas Gerais”, afirma a executiva.
No dia 22 de março, a VOA promoverá um evento em Goiânia, a convite da ABIH-GO. O objetivo é levar capacitação aos hoteleiros da região, exaltando os potenciais de distribuição para o faturamento dos hotéis, trazendo cases da VOA.
Novos planos, novas medidas
Para 2022, a rede está focada nos grandes e médios hotéis, mas continuará atuando com os pequenos hoteleiros e se diz aberta a eles. Os planos são de chegar a 250 empreendimentos sob gestão da rede. Buscando alcançar novos números, a VOA optou por realizar flexibilizações em seus modelos de negócio. Por exemplo, a startup retirou a multa para rescisão de contrato, buscando atuar de forma mais leve com seus parceiros. Além disso, eliminou a obrigatoriedade da padronização das propriedades, que passa a ser opcional.
Balanço
Após um 2021 em que recuperou os danos causados pela pandemia, as apostas para 2022 da VOA são de um ano promissor. No ano passado, a maior parte de sua fase ultrapassou os resultados de 2019, salvo algumas exceções. “Estamos com a mesma sensação do início de 2020, quando tivemos janeiro e fevereiro com ótimos resultados. Conseguimos igualar a taxa de defasagem dos hotéis frente aos níveis pré-pandêmicos”.
A startup alcançou ótimos resultados desenvolvendo um trabalho forte de distribuição em localidades como interior paulista e Região dos Lagos, no Rio, e centro-oeste. Segundo Karol, um hotel de Bonito (MS) chegou a crescer 226% em faturamento entre janeiro de 2021 e 2022.
Nesse mesmo período, a VOA Hotéis elevou sua capacidade de distribuição em 100% em canais que convertem vendas — o que ajudou a empresa a atingir níveis tão altos. No início do ano passado, a startup atuava com 135 canais com vendas, número que subiu para 280.
Grandes mudanças, grandes negócios. A VOA se encontra pronta para subir mais um degrau. Prestes a participar de uma rodada de investimentos de série A, a estimativa é crescer 10 vezes, assegurando seus principais pilares: tecnologia e inovação.
“Ao contrário de muitas startups, ainda não entramos em rodadas de captação, mas estamos iniciando este processo para chegar a um novo patamar. Nesses dois anos, recuperamos os prejuízos e estamos gerando caixa, com uma operação sustentável que traz valor aos hotéis”, finaliza Karol.