Golpes são uma forma de fraude e geralmente são cometidos por e-mail e, mais recentemente, também pelo WhatsApp. Os criminosos usam a identidade de pessoas ou empresas legítimas para ofertar vagas de emprego falsas. O objetivo é roubar dinheiro ou a identidade dos usuários, para poder aplicar outros tipos de golpes, invadir contas bancárias ou até mesmo fazer chantagem.
Os golpistas enviam milhões de mensagens por dia e utilizam materiais com mensagens elaboradas e atrativas, como ofertas de vagas de emprego, tais quais viram iscas para atrair os usuários que possam ser vítimas.
Separamos algumas dicas da diretora de recursos humanos da rede de farmácias Extrafarma, para ficar alerta com anúncios de vagas de emprego:
“Não passamos nenhuma forma de orientação para melhorar o currículo ou fazemos indicação de treinamentos em nossos processos seletivos. Usamos apenas o LinkedIn, portal de vagas oficial e o Pandapé para divulgação de vagas”, explica Janaina.
Seja qual for a vaga, a orientação é procurar o canal oficial da empresa. Se você for vítima de um golpe, denuncie à autoridade policial local.