A segunda data que mais movimenta o varejo, o Dia das Mães, levou às lojas quase 130 milhões de brasileiros, o que representou aproximadamente 28 bilhões de reais gastos em todo país. Segundo um levantamento da ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) feito em âmbito nacional e com lojistas associados que representam cerca de 15 mil pontos de venda, a data trouxe um crescimento de 18% nominal em relação a 2021. A previsão inicial de vendas era de um crescimento modesto, mas a curva se inverteu uma semana antes da data onde muitos foram às compras nas lojas de rua e shoppings centers.
Os setores que mais se destacaram na data em todo o país foram vestuário, calçados, acessórios, óticas e restaurantes. E de acordo com as respostas dos associados da ALSHOP, o crescimento das vendas do Dia das Mães, para 38,5% dos lojistas o aumento foi superior a 20% nas vendas, seguido por 30,8% dos associados que responderam ter tido um faturamento de até 15% maior neste ano. Já para 23%, as vendas ficaram estáveis e somente para 7,7% houve um aumento de 5% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.
Ainda quando perguntados sobre quais artigos mais se destacaram, 46,1% responderam que a alimentação foi o que mais movimentou o comércio neste período, seguido de itens de moda feminina como calçados, acessórios e roupas que correspondem a 38,5% e ainda eletrônicos e eletrodomésticos com 15,4%.
“Na média o crescimento de vendas ficou em 18%, segundo os associados que ainda reportam a inflação e perda de renda como prejudiciais para a recuperação da economia. Esperamos que a partir de agora o comércio tenha uma recuperação mais acentuada lembrando que nesta data, no ano passado, ainda sofríamos com restrições por conta da pandemia, o que não aconteceu este ano”, comenta Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP.
A concentração de restaurantes e mais opções de alimentação nos centros de compra tem levado mais gente aos shoppings centers. No Dia das Mães, os restaurantes ficaram cheios, bem como as lojas de presentes, vestuário, cosméticos e até mesmo itens para a casa. “Os shoppings estão mudando seu perfil e oferecendo mais serviços ano a ano e isso se reflete no quesito alimentação, como o que mais cresceu nas vendas do Dia das Mães”, finaliza Ildefonso.