O espetáculo “Reciclar é uma festa” terá três apresentações gratuitas nesta quinta-feira, dia 19 de maio, em São Paulo. O objetivo do projeto é levar às crianças, de forma lúdica, os benefícios da reciclagem para o meio ambiente. A peça teatral é uma iniciativa do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura e conta com a produção da Incentivar e patrocínio da Nortel, umas das principais distribuidoras de materiais elétricos do país e uma das empresas do Grupo Sonepar, líder global e nacional na distribuição de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados.
A peça conscientiza sobre a situação dos lixões e aterros no país e os alunos vão elaborar sugestões sobre como reduzir lixo por meio de bons hábitos no dia a dia. Para isso, a iniciativa conta com músicas compostas especialmente para a montagem. A interação dos personagens com o público é outro diferencial do espetáculo.
O enredo apresenta um vilarejo distante, onde dois irmãos viviam com a avó. O lugar exalava harmonia e felicidade, os animais viviam soltos, a natureza era exuberante e o ar muito puro. Tudo ia bem até aparecer o Sr. Besteirinha – uma terrível criatura, cujo maior prazer era semear hábitos ruins, como jogar lixo fora do lugar. Sem controle, é preciso união dos dois irmãos para se livrarem do convidado nada ilustre. E a partir dos ensinamentos da vó Rosa, uma verdadeira mensagem de amor ao planeta surge para devolver a paz ao vilarejo.
Um dos principais desafios das cidades brasileiras é dar destino correto ao lixo gerado pelos seus habitantes. No Brasil, a maior parte dos resíduos sólidos urbanos coletados segue para disposição em aterros sanitários. Foram 46 milhões de toneladas enviadas para esses locais em 2020, superando a marca dos 60% dos resíduos coletados que tiveram destinação adequada no país, segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A falta de consciência da população, que descarta lixo de forma inapropriada, é um grande problema.
Se os lixões ainda são uma realidade pelo país, a taxa de reciclagem, por sua vez, é baixa. Apenas 5,4% dos materiais recolhidos pelos serviços públicos de coleta são reciclados, de acordo com diagnóstico do Ministério do Desenvolvimento Regional.
“O projeto olha para esta realidade e aposta nas crianças como agentes mobilizadores em suas comunidades para melhorar a situação. Como sempre, investimos na cultura e nas artes para passar uma mensagem importante”, comenta o supervisor de marketing da Incentivar, Welson Ribeiro.
“Nosso compromisso é promover iniciativas para atender às comunidades, colaborando para uma sociedade melhor e mais sustentável. Com isso, esperamos criar uma geração de promotores da sustentabilidade por meio da educação, colaboração e parcerias”, afirma Bianca Bricio, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Sonepar.
Sobre a Nortel
Com mais de 50 anos de experiência, a Nortel é uma empresa do Grupo Sonepar, é pioneira no segmento de MRO´s (Manutenção, Reparo e Revisão) e uma das principais distribuidoras do Brasil. Operando como um fornecedor integrador de MRO, a Nortel entende as reais necessidades do cliente aumentando a disponibilidade do produto com entrega rápida e reduzindo custos operacionais.
Sobre Sonepar Brasil
A Sonepar é uma empresa familiar líder global na distribuição B2B de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados. No Brasil, iniciou suas operações em 2001 e, também, é líder no país, como resultado de diversas aquisições e fusões de empresas no território nacional. Hoje, a Sonepar no Brasil é composta pelas companhias Dimensional, Eletronor e Nortel e registrou em 2021 um faturamento de R$ 1,9 bilhão em vendas.
Fornece uma linha completa de produtos e soluções em materiais elétricos, infraestrutura, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom dos principais fabricantes do mercado (nacionais e internacionais), comercializando seus produtos via televendas, lojas de varejo (balcão), lojas In Company (dentro da planta industrial do cliente), vendedores externos e pelas plataformas de e-commerce.
Sobre a Lei de Incentivo à Cultura:
Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, anualmente, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, distribuindo parte dos ingressos gratuitamente e promovendo ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).
Serviço:
Espetáculo teatral gratuito “Reciclar é uma festa” em São Paulo
Quinta-feira (19/5), às 9h, 10h e 15h
CEU Emef Perus – R. Bernardo José de Lorena, s/nº – Vila Fanton