O estilo de vida influencia o aparecimento das varizes? De acordo com o especialista Dr. Márcio Steinbruc sim, assim como o estilo de vida influencia em nossa saúde como um todo. E com as varizes não seria diferente. Diversos fatores podem influenciar no surgimento das temidas, que atinge quatro vezes mais as mulheres, e que deve ser considerada como uma doença e não apenas uma questão estética, e vão desde ação hormonal até questões genéticas. Contudo, como disse, há alguns hábitos que podem facilitar o problema.
Sedentarismo: um estilo de vida que não estimula as pernas pode prejudicar o retorno sanguíneo dos membros inferiores para o coração.
Falta de atividade física: a prática de exercícios físicos é fundamental para prevenir varizes, especialmente aqueles que estimulam a musculatura das pernas para facilitar o retorno do sangue para o coração, como corridas e caminhadas.
Excesso de peso: o sobrepeso pode contribuir para o desenvolvimento deste problema, pois nessas situações há uma tendência de retenção de hormônios e acúmulo de líquido no organismo, prejudicando a circulação do sangue.
Imobilidade: Em muitos casos, como por exigências profissionais ou em longas viagens, as pessoas são obrigadas a permanecer por muito tempo na mesma posição, seja sentada ou em pé, podendo comprometer a circulação.
Tabagismo: As substâncias presentes no cigarro podem deixar o sangue mais viscoso e prejudicar a parede das veias, essa situação dificulta a circulação e favorece seu acúmulo nas pernas.
Para prevenir o surgimento de varizes, é importante praticar atividades físicas que estimulam a musculatura das pernas, além de manter o costume de deitar com os membros inferiores levantados a um nível acima do coração, evitar passar muito tempo na mesma posição e, com indicação de um especialista, utilizar meias elásticas de compressão.