A alergia é uma patologia muito comum e entre as mais corriqueiras estão a respiratória, a alimentar, a cutânea e a medicamentosa. Ela pode ocorrer em qualquer período do ano, porém a respiratória, por exemplo, é mais comum no inverno, na primavera e no outono em razão do clima.
No Dia Mundial da Alergia (8 de julho), o médico Thiago Brunelli Resende, otorrinolaringologista do hospital Santa Casa de Mauá, alerta para alguns cuidados que devem ser tomados nesta época do ano. “A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a diversos alérgenos como poeira, fungos, mofo, pelos de animais e até alimentos”, explica.
Para as pessoas com maior sensibilidade aos alérgenos ou com alguma predisposição genética, a resposta do sistema imunológico pode variar de intensidade e, por isso, o ideal é tratar a alergia a fim de evitar complicações e piora dos sintomas de doenças, como a asma, a bronquite, a rinite, a sinusite, dentre outras. Entre os principais sintomas estão os espirros e tosse; coceira na garganta, no nariz e nos olhos, além de dores de cabeça e coriza.
O diagnóstico de alergia e aos tipos de alérgenos são feitos por meio de relato do paciente, testes e exames de sangue. A identificação do causador da alergia é muito importante, pois permite ao paciente evitar e se prevenir as crises alérgicas.
Segundo o especialista, parte do tratamento das alergias respiratórias é comportamental. Logo, o paciente precisa evitar tapetes, cortinas, almofadas, bichos de pelúcia e tudo o que possa acumular poeira. Os colchões e travesseiros devem ser revestidos com material antiácaro; os ambientes precisam ser limpos com maior frequência, evitando o uso de vassouras e espanadores – o melhor é optar por panos úmidos. O uso de umidificadores ajuda a melhorar a qualidade do ar e o contato com os animais domésticos precisa ser avaliado e evitado dentro do quarto do alérgico, além de jamais fumar.
Os medicamentos também deverão ser recomendados de acordo com a causa da alergia e combinado com a imunoterapia por meio de vacinas, que são confeccionadas com os mesmos alérgenos que causam a alergia, além de ajudar com a imunidade.
“Tratar a alergia é condição primordial para evitar as crises respiratórias e assim oferecer qualidade de vida. Embora nem todo caso tenha chances de cura, existem muitas formas de tratar, além de controlar e aliviar os sintomas, reduzir infecções e contaminação por covid-19, melhorar a respiração e a qualidade do sono”, finaliza o médico Thiago Brunelli Resende.
O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1.374 – Vila Assis – Mauá – F: (11) 2198-8300 https://santacasamaua.org.br/