Com a chegada do Dia das Crianças, data que promete movimentar o comércio nesta primeira quinzena de outubro, a orientação é pesquisar. No caso do comércio eletrônico, o Procon Santo André coletou os preços de 70 itens, considerando o menor valor à vista, sem adição de fretes e outras despesas e as três maiores diferenças encontradas foram de 270,57% em um quebra-cabeças, de 118,13% em um jogo cartas e de 109,56% num de jogo educativo. O levantamento foi feito entre os dias 19 e 22 de setembro
A iniciativa visa incentivar o consumidor a pesquisar preços, além de oferecer referência por meio dos preços médios obtidos. Vale destacar que entre os produtos pesquisados pelo Procon estão brinquedos tradicionais e produtos que incentivam a criatividade da criança e que possibilitam a realização de atividades em grupo.
“É necessário avaliar condições de entrega, como frete ou deslocamento, pagamento de estacionamento, bem como formas de pagamento. Como as variações de preços constatadas referem-se aos dias em que o levantamento foi realizado, os preços atuais podem ser diferentes, uma vez que estão sujeitos a mudanças, conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos oferecidos, ofertas e promoções”, destaca a diretora do Procon Santo André, Doroti Gomes Cavalini.
A data celebrada em 12 de outubro também é encarada como uma oportunidade para os pais e responsáveis ensinarem as crianças a consumirem com consciência e responsabilidade. “É importante que a criança conheça o orçamento familiar e que os pais e responsáveis estabeleçam limites de valores que poderão gastar sem comprometer o orçamento da família”, reforça Doroti.
Os brinquedos devem apresentar informações claras, precisas e adequadas sobre o preço, características, qualidade, quantidade, origem, composição, garantia, identificação do fabricante, selo de segurança do Inmetro e indicativo de faixa etária. Caso o brinquedo apresente algum risco, como conter peças pequenas que possam ser engolidas pelas crianças, a informação também deve constar no produto, que deve trazer, ainda, instruções de uso, manuseio, quais são as peças que compõem o produto e indicativo de faixa etária.
Compras on-line – No caso das compras on-line, é importante se certificar sobre o fornecedor, se possui CNPJ, endereço físico, telefone, pesquisar preço, oferta, formas de pagamento, data da entrega, garantia do produto, frete e política de troca. “Tenha certeza que o site é seguro, observando se na barra de endereço há um símbolo no formato de ‘cadeado’. Pesquise também nas redes sociais e no site do Procon SP para confirmar se o endereço é confiável ou se possui reclamações”, completa a diretora do Procon Santo André, Doroti Gomes Cavalini.
Formas de pagamento – Se possível, o ideal é optar pelo pagamento à vista para evitar parcelamentos com juros, que futuramente podem pesar no orçamento. O consumidor deve pesquisar os preços, considerando a forma de pagamento pretendida, pois o valor pode variar para pagamentos em boleto, cartão de crédito, cartão da loja e Pix, de acordo com os descontos ou juros no parcelamento.
Outra sugestão é estimular a doação de um brinquedo antigo toda vez que a criança ganhar um novo, comprar produtos de acordo com a faixa etária recomendada e adquirir itens que estimulem a socialização e a criatividade.
A adoção de hábitos saudáveis também está entre as dicas do Procon Santo André. A sugestão é limitar o tempo das crianças na TV, smartphones, tablets e internet. Incentivar hábitos de leitura e proporcionar momentos ao ar livre, como levar a criança para passear em locais onde tenham contato com a natureza. “Santo André oferece atividades nos parques, praças e ciclovias para atividades esportivas e de lazer para toda a família”, sugere Doroti.
Procon Santo André – Em caso de dúvidas, orientações, denúncias e reclamações, o Procon Santo André realiza atendimentos on-line, que devem ser encaminhados para o e-mail santoandreprocon@gmail.com.
Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link http://www.santoandre.sp.gov.br/agendamento.
Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200 para demais informações.