Anualmente, a campanha Outubro Rosa chama a atenção para os cuidados na prevenção do câncer da mama. É fundamental que as mulheres estejam com os exames preventivos em dia para facilitar o diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura e sucesso durante o tratamento.
É possível evitar a doença com alguns hábitos alimentares mais equilibrados e sem exageros. No entanto, sabemos que a falta de tempo no dia a dia pode ser um empecilho que faz com muitos desistam de investir em opções mais nutritivas. Como uma alternativa prática para esse obstáculo, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) sugere o investimento em alimentos em lata, que já são prontos para consumo e podem ser ótimos aliados na dieta, principalmente para os que não tem tempo para a cozinha.
“Diferente do que muitos pensam, o alimento em lata pode ser saudável, basta ficar atento a composição dos ingredientes. Quanto mais in natura e sem conservantes, melhor”, explica Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente da Abeaço.
O envase na lata também não é prejudicial a saúde, muito pelo contrário. “A lata é uma verdadeira barreira contra a luz e o oxigênio, dispensando uso de conservadores químicos. Também não há riscos de contaminação se o produto estiver no prazo de validade, já que os alimentos são elevados a altas temperaturas”, ressalta Thais.
Economia é outro ponto positivo. Com o aumento da inflação, os alimentos enlatados estão com um preço mais acessível nas gôndolas dos supermercados. Além disso, a embalagem moderna proporciona o aproveitamento total do seu conteúdo, garantindo maior rendimento.
Que tal incluir alimentos em lata na sua dieta? Veja abaixo algumas opções nutritivas e saborosas:
Tomate em lata: o tomate é fonte de licopeno, um antioxidante poderoso que combate os radicais livres, o que contribui para a prevenção do câncer, além de retardar o envelhecimento precoce.
Sardinha em lata: rica em proteína, cálcio e vitamina B12, seu consumo auxilia na prevenção de diversas doenças. A espinha da sardinha, normalmente retirada quando o peixe é comprado in natura, é cozida dentro da lata de aço facilitando a mastigação e a digestão. Esta parte do peixe deve ser consumida, pois é fonte de cálcio, mineral fundamental para os dentes e os ossos.
Leguminosas em lata: Leguminosas, como feijões, lentilhas e grão de bico, são importantes fontes de proteína vegetal, com alto valor nutricional para a saúde. Além disso, são ricas em fibras (tanto solúveis quanto insolúveis), vitaminas do complexo B e minerais como magnésio.
O grão de bico também pode ser utilizado em receitas diversas. Confira abaixo como fazer uma deliciosa Salada de Grão de Bico, do portal Panelinha.
Salada de Grão de Bico
Ingredientes:
1 lata de grão de bico cozido
2 colheres (sopa) de caldo de limão
4 colheres (sopa) de azeite
20 folhas de manjericão fresco
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Modo de preparo:
Sobre a Abeaço
Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.