Em fevereiro de 2022, o IBGE mostrou que o Brasil tinha 41,2 milhões de empregos com carteira assinada. Isso significa que menos de 20% da população possui trabalho CLT. Por outro lado, o estudo “Grande renúncia – A onda demissionária resignada no Brasil”, da Blue Management Institute (BMI), detectou que que há um movimento crescente de saída de funcionários mais qualificados em busca de outros modelos de trabalho ou de realização, segundo 52% dos entrevistados. Os dados mostram que o desenvolvimento pessoal pode ser um fator crucial para entender os planos de carreira.
“Isso está muito alinhado com a minha personalidade, de querer conversar com as pessoas, ajudar nessas mudanças, mostrar o lado bom das coisas e fazer com que elas saiam da zona de conforto. Eu passei por um evento com esse tema em 2018 e minha vida se transformou totalmente”, conta Cleber Brandão, especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo.
Nesse contexto, o empreendedor realizou a segunda edição do evento Impacto, com foco no mercado natural, que aconteceu nos próximos dias 26 e 27 de novembro em São Paulo. Foi um fim de semana inteiro de treinamento sobre vendas, marketing e negócios com as maiores referências do Brasil.
O projeto começou em Goiânia e auxiliou muitas pessoas nesse processo. Apesar de ter estreado com objetivo de levar informações de marketing e negócios aos participantes, o treinamento comportamental entrou de última hora e acabou sendo a grande estrela do evento. “As pessoas inscritas que compareceram ao Impacto conseguiram expandir os seus negócios, melhorar relacionamentos, tornarem-se mais calmas e mais felizes”, acrescenta.
O projeto acabou se tornando um embrião de algo maior, que o especialista promete para o ano que vem. A ideia é abrir as atividades para que cerca de 500 pessoas de setores diferentes possam trabalhar o seu desenvolvimento pessoal. Isso inclui uma série de dinâmicas realizadas por Cléber, que focam conexão e reconexão com o passado, além do auto perdão, desenvolvendo dessa maneira a prosperidade e o crescimento na vida do inscrito, seja ele empresário ou não.
Apesar do foco ser o autoconhecimento e o uso de ferramentas para melhorar a vida como um todo, a meta final é ajudar essas pessoas a fazerem dinheiro com suas carreiras e negócios, a partir desse processo.
“Primeiro, eu entendi que não precisava ser como todo mundo e poderia ter o meu próprio jeito de vender. Mas a venda estava ligada à comunicação. Quanto mais eu conversava, mais eu vendia. A conversa e o contato com o cliente gera mais segurança, permitindo que as pessoas conheçam seus consumidores tão bem a ponto de ofertar os produtos mais condizentes com a realidade e necessidade deles. O caminho contrário também acontece, com o cliente conhecendo melhor o empresário e se identificando com sua metodologia de venda. Nesse caso, saber falar com as pessoas é uma forma de comportamento e estratégia. Tudo tem seu encaixe perfeito e, com isso em mente, é possível alcançar resultados extraordinários. Mas para ter sucesso, é preciso praticar”, conclui.