A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, preparou uma programação diversificada para iniciar o ano de 2023, que inclui oficinas de roteiro para podcasts narrativos e curta-metragens, exposição de periódicos brasileiros e estrangeiros que ilustram a modernidade e clube de leitura com Poesia de Cordel. A agenda é composta por atividades presenciais e virtuais, com algumas precisando de inscrição.
Casa das Rosas
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura realizará o curso Escritas Fora do Centro, com a escritora, professora e articuladora cultural Bruna Mitrano. A atividade é promovida pelo Centro de Apoio a Escritores do museu e pretende abordar autoras periféricas contemporâneas, explorando a diversidade de vozes e linguagens em sua relação com as questões de subjetividade e de política no cenário urbano. O curso acontecerá às terças-feiras, 17, 24 e 31 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro, das 19h às 21h, por meio de plataforma virtual. Inscrições no link.
O museu também oferece no mês de janeiro a oficina online Roteiro para Podcasts Narrativos com o produtor, roteirista e editor de áudio Ricardo Terto, que acontecerá às quartas-feiras, 18 e 25 de janeiro e 1 e 8 de fevereiro, das 19h às 21h. A atividade tem como objetivo auxiliar aqueles que pretendem dar os primeiros passos no mundo profissional dos podcasts ou criar seus próprios conteúdos, fazendo isso de forma participativa e prática, com a elaboração de um projeto durante a oficina. Inscrições no link.
Casa Mário de Andrade
A Casa Mário de Andrade realizará nos dias 19 e 26 de janeiro e 2 e 9 de fevereiro, das 19h às 21h, o curso Mitologia, Literatura e Cinema: O Imaginário de Macunaíma, com Carlos Gonçalves, pós-doutorando em Comunicação e Audiovisual pela ECA-USP e Doutor em Ciências Sociais – Antropologia (PUC-SP). O curso online pretende analisar a construção do imaginário simbólico e estético do personagem Macunaíma, do romance de Mário de Andrade, além de discutir a diversidade cultural brasileira destacando os elos entre mitologia, tradição e modernidade na literatura e no cinema. Inscrições no link.
O museu também oferece o Clube de Leitura Casa Mário de Andrade, organizado por Lucineide Vieira, pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC-SP e Professora Orientadora de Sala de Leitura na Rede Municipal de Educação de São Paulo, e por Josué Gonçalves de Araújo, escritor de poemas de cordel e responsável pela Editora Areia Dourada. Como convidado deste encontro teremos Costa Senna, ator, compositor, cantor e poeta, que apresentará o seu cordel A arte de governar o teimoso mundo cão. A atividade acontecerá no dia 28 de janeiro, das 16h30 às 18h em formato híbrido — tanto presencial quanto virtual. Os interessados em participar virtualmente devem se inscrever neste link, e aqueles que preferirem o presencial devem se inscrever neste link.
Casa Guilherme de Almeida
A exposição O Moderno em Revista: Vanguardas do século XX em publicações do acervo de Guilherme de Almeida está instalada no museu Casa Guilherme de Almeida, até o dia 5 de março de 2023, A Mostra traz periódicos estrangeiros e brasileiros que ilustram a história da modernidade e pode ser visitada gratuitamente, de terça-feira a domingo das 10h às 18h, no museu localizado no Sumaré, zona oeste de São Paulo. Não há necessidade de inscrição.
E para fechar os destaques da programação de janeiro da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, a Casa Guilherme de Almeida realizará o curso Roteiro de curta-metragem: Do documentário à ficção, com Roney Freitas, bacharel em Audiovisual pela ECA-USP, autor de curtas selecionados em diversos festivais nacionais e internacionais, programado para terça a quinta-feira, dias 31 de janeiro, e dias 1,2,7,8 e 9 de fevereiro, das 18h30 às 21h. A atividade será presencial, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida, e tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos e experiências próprias no desenvolvimento de argumentos e projetos de curta-metragem em cinema. Inscrições aqui.
Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.
Serviço:
Casa das Rosas
CURSO
ESCRITAS FORA DO CENTRO
Com Bruna Mitrano
Terças-feiras, 17, 24 e 31 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro, das 19h às 21h
A atividade será realizada virtualmente, por meio da plataforma Zoom.
Inscrições aqui – Prazo: 17/1
Vagas: 300
OFICINA
ROTEIRO PARA PODCASTS NARRATIVOS
Com Ricardo Terto
Quartas-feiras, 18 e 25 de janeiro, 1 e 8 de fevereiro, das 19h às 21h
A atividade será realizada virtualmente, por meio da plataforma Zoom.
Inscrições aqui – Prazo: 18/1
Vagas: 300
A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: 11 3673-1883 | 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site.
Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h
Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP
Programação gratuita
Casa Mário de Andrade
CURSO
MITOLOGIA, LITERATURA E CINEMA: O IMAGINÁRIO DE MACUNAÍMA
Com Carlos Gonçalves
Quintas-feiras, 19 e 26 de janeiro e 2 e 9 de fevereiro, das 19h às 21h
A atividade será realizada virtualmente, por meio da plataforma Zoom
Inscrições aqui – Prazo: 19/01
Vagas: 300
PALESTRA
CLUBE DE LEITURA CASA MÁRIO DE ANDRADE
Com Lucineide Vieira e convidados
Sábado, 28 de janeiro, das 16h30 às 18h
Formato híbrido – Via Zoom e presencialmente no Anexo da Casa Guilherme de Almeida
Endereço: R. Cardoso de Almeida, 1943
Inscrição para participação virtual aqui – Vagas: 300
Inscrição para participação presencial aqui – Vagas: 20
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site da instituição.
Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita
Casa Guilherme de Almeida
EXPOSIÇÃO
O MODERNO EM REVISTA: VANGUARDAS DO SÉCULO XX EM PUBLICAÇÕES DO ACERVO DE GUILHERME DE ALMEIDA
De 20 de dezembro de 2022 a 5 de março de 2023
Horário de visitação: Terça à domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Local: Casa Guilherme de Almeida
Endereço: R. Macapá, 187 – Perdizes
OFICINA
ROTEIRO DE CURTA-METRAGEM: DO DOCUMENTÁRIO À FICÇÃO
Com Roney Freitas
De terça a quinta-feira, dias 31 de janeiro e dias 1,2,7,8 e 9 de fevereiro, das 18h30 às 21h
Presencial: Sala Cinematographos, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida.
Endereço: R. Cardoso de Almeida, 1943
Inscrições aqui – Prazo: 28/01
Vagas: 45
Museu – R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.
Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita
SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.
SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.