A Semana do Meio Ambiente está presente na programação de junho dos museus da Fundação Energia e Saneamento. A agenda inclui o aniversário do Museu de São Paulo, lives, trilha na Mata Atlântica e mediação lúdica sobre energia e sustentabilidade. As atividades são gratuitas e parte delas exige inscrição prévia. O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho.
A data foi criada em 1973 pela Assembleia Geral das Nações Unidas para alertar sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. O tema ganhou maior relevância nas últimas décadas com os impactos negativos de ações humanas sobre a natureza e a mudança climática. A preservação dos recursos naturais é também missão da Fundação Energia e Saneamento, que promove uma série de atividades em seus museus para marcar a Semana do Meio Ambiente.
São Paulo
O Museu da Energia de São Paulo a comemoração do aniversário do museu, a ser realizada no dia 10 de junho, das 14h às 17h, com uma visita temática, mostra de curtas sobre ciências para crianças e adolescentes e ação educativa. O Museu completa 18 anos no dia 7 de junho. Todo o evento será baseado no tema principal do Museu: energia, com abordagens científicas e históricas, através dos curtas e da ação educativa. A atividade busca estimular uma visão crítica dos visitantes a partir da história do Museu e da energia elétrica. As inscrições, para até 20 vagas, podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição.
O Museu da Energia de São Paulo, inaugurado em 7 junho de 2005, é um espaço aberto à comunidade. Em suas salas, equipamentos interativos e atividades como jogos e projeções de filmes convidam os visitantes de todas as idades a participar de experiências científicas e a refletir sobre questões atuais envolvendo o tema da energia e seu futuro. A história da expansão urbana e industrial da cidade de São Paulo nos últimos 150 anos também está presente nas salas do museu.
O edifício-sede do Museu é outra atração. Construído entre 1890 e 1894, quando o bairro dos Campos Elíseos era o endereço mais sofisticado da cidade, o palacete foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont e um dos homens mais ricos do Brasil na época.
Salesópolis
O Museu da Energia de Salesópolis vai promover duas lives, com convidados especiais, e uma trilha por trecho remanescente da Mata Atlântica para celebrar a Semana do Meio Ambiente. As lives sobre o tema “Sustentabilidade: O que sua região tem feito?”, nos dias 6 e 7 de junho, são abertas a todos os interessados e poderão ser acompanhadas pelo canal do Museu no YouTube.
As lives têm como proposta apresentar exemplos de ações e projetos viáveis de sustentabilidade implementados na região do Alto Tietê, além de tratar da atual situação e de projetos futuros dos resíduos sólidos. Foram convidados para participar do encontro online profissionais da área que têm feito a diferença na região do Alto Tietê, levando ao público informações importantes sobre sustentabilidade, para que torne-se uma pauta constante no calendário de todos.
No dia 6 de junho, às 16h, a live terá como convidada especial a diretora de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, representante do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e suplente na Câmara Técnica de Meio Ambiente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Solange Wuo. O debate será mediado por Simone Villegas, coordenadora do Museu da Energia de Salesópolis.
Já no dia 7 de junho, às 11h, a live terá participação da pedagoga e cofundadora da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa, e do secretário municipal de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Agronegócio e Regularização Fundiária de Salesópolis, Douglas Batista. O encontro será mediado por Fernando Maia, educador do Museu da Energia de Salesópolis.
Também na Semana do Meio Ambiente a unidade de Salesópolis realiza a Trilha da Fenda, no dia 10 de junho, às 10h. Os participantes vão se aventurar por trechos remanescentes da Mata Atlântica, onde poderão interagir e contemplar a natureza, rumo a uma fenda natural entre áreas rochosas, onde está a Cachoeira dos Freires, formada pelas águas do Rio Tietê. O passeio busca promover uma reflexão sobre a importância da preservação da mata, os benefícios de conservá-la, além de proporcionar uma caminhada em meio à natureza. As inscrições, para até 15 pessoas, devem ser feitas pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br.
Programação de junho
Museu da Energia de São Paulo
Comemoração do Aniversário do Museu da Energia de São Paulo
10 de junho
14h
Público livre
Inscrições pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição
Museu da Energia de Salesópolis
Live “Sustentabilidade: O que sua região tem feito?”
6 de junho às 16h
Convidada Solange Wuo, mediadora Simone Villegas
Link https://www.youtube.com/watch?v=9BzfygTAKKc
7 de junho às 11h
Convidados Roseli Barbosa e Douglas Batista, mediador Fernando Maia
Link https://www.youtube.com/watch?v=9CXK3bCxfjQ
Trilha da Fenda
10 de junho
10h
Público a partir de 7 anos
Inscrições pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.
EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
CESP
PATROCINADOR MASTER
CTG Brasil
APOIADOR
Bayer Brasil
Site: http://www.museudaenergia.org.br/
Instagram: @museudaenergia
Facebook: https://www.facebook.com/museudaenergia