Algumas doenças podem produzir mau hálito, dentre elas estão as doenças hepáticas e doenças renais. Por isso, é importante estar vigilante dos sintomas, para que tanto o mau cheiro, quanto a doença sejam tratadas.
A insuficiência hepática causa diferentes mau cheiros. Como afeta diretamente o fígado, que faz a síntese das substâncias absorvidas pelo organismo, acontece a liberação dessas substâncias pelas vias aéreas. Já no caso da insuficiência renal, ocorre um acúmulo de ureia no organismo que entra pelas vias aéreas também.
Entretanto, é importante saber que essas não são as únicas causas do mau hálito. ”Essa alteração está em 90% dos casos relacionada a algum transtorno bucal, como a baixa salivação, doenças bucais, devendo ser identificada através de um correto diagnóstico. É por isso que o cirurgião-dentista qualificado em halitose deve ser o primeiro profissional a ser buscado. Então aí, se necessário, o tratamento poderá ser multidisciplinar, envolvendo outras especialidades.”, explica a Dra. Cláudia C. Gobor, cirurgiã-dentista e diretora da Associação Brasileira de Halitose.