Nos últimos anos, o franchising se tornou uma opção de investimento atrativa aos brasileiros que buscam empreender em Portugal. Apresentando a vantagem de serem negócios já testados no mercado local, com margens de lucro bastante consideráveis, franquias de setores como construção, imóveis e turismo seguem entre as áreas mais promissoras para empreender no país, conforme aponta Cândido Mesquita, CEO e fundador do Grupo NBrand, atualmente o maior grupo franqueador português.
“Todas as atividades relacionadas às áreas de habitação e turismo têm significativa participação na economia portuguesa nos últimos anos e devem perdurar a longo prazo. Especialmente quando falamos de franquias voltadas à prestação de serviços, que não demandam grandes infraestruturas de ponto físico, armazenagem de produtos e gestão de estoque, as possibilidades, em geral, exigem investimentos reduzidos, estruturação mais rápida e maiores chances de longevidade”, explica Mesquita.
Em constante evolução, o mercado de franchising tem uma representação importante na economia portuguesa, contribuindo em 5,8% ao Produto Interno Bruto (PIB) local. Somente o Grupo NBrand, consolidado como a maior rede franqueadora portuguesa, conta com 175 unidades franqueadas distribuídas em seis diferentes marcas. Atualmente, 30% dos seus franqueados são brasileiros.
Segundo o executivo, além de o franchising ser um modelo já testado, para os brasileiros que sonham em morar em Portugal e ter um negócio próprio, mas não têm a cidadania portuguesa, a opção de abrir uma franquia facilita a obtenção do visto de empreendedor (Visto D2), uma autorização de moradia atrativa por não exigir valor mínimo de investimento. Para os que estão pensando em empreender, o fundador do grupo apresenta os diferenciais dos segmentos com maior potencial de crescimento em solo português, além de opções para quem pensa em investir nesse modelo de negócio. Confira:
Segmento imobiliário em alta
O mercado imobiliário de Portugal segue aquecido. De acordo com o INE – Instituto Nacional de Estatística -, somente em 2022 foram vendidos 168 mil imóveis no país, gerando um lucro recorde de € 31 bilhões. Entre os negócios que fazem parte do segmento, a franquia UNU destaca-se pelo crescimento contínuo desde sua fundação, em 2015. Hoje possuem 35 unidades em todo país e nos últimos três anos tiveram um aumento de 70% no faturamento. Com investimento inicial de € 70 mil (R$ 364 mil), a marca oferece mensalmente o faturamento médio de € 65 mil (R$ 338 mil) após três anos de operação. O lucro médio mensal é de € 21 mil (R$ 109,2 mil) e o prazo de retorno é de cerca de 18 meses.
O bilionário setor de turismo português
Destaque entre os países mais visitados da Europa, Portugal registrou um faturamento de € 22 bilhões em 2022 no setor de turismo, superando em 20% os períodos da pré-pandemia (2019). O alto desempenho deve se manter em 2023 e impulsiona não apenas os investimentos em negócios que têm atuação direta no segmento, mas muitas outras áreas relacionadas, como a área de imóveis e construção – que garantem a infraestrutura para absorver o alto fluxo de turistas – bem como o setor de serviços gerais, especialmente os voltados à limpeza e conservação de residências, hotéis e demais hospedagens.
Construção a todo vapor
Sustentado pelo forte movimento da demanda imobiliária no país, o setor da construção segue em alta. Por conta disso, franquias como a Urban Obras , especializada em todos os tipos de obras, incluindo remodelações, decoração e recuperação de ambientes e construções, tornaram-se um negócio interessante aos que buscam uma opção neste segmento. Com sede no Porto, a marca tem 40 unidades presentes em diversas cidades do país. Desenvolvendo projetos sob medida, a franquia está presente há mais de dez anos no mercado português. Seu investimento inicial é de € 45 mil (R$ 239 mil). Com retorno esperado entre 12 e 24 meses, a marca tem faturamento estimado em € 60 mil (R$ 319 mil) por mês e lucro médio mensal de € 14 mil (R$ 74 mil).
Outro negócio interessante e complementar ao acelerado setor da construção, a franquia Vangor, voltada ao design de interiores, mobiliário e decoração, disponibiliza serviços de decoração integrados e oferece o atendimento completo, com a idealização do ambiente, execução de projeto 2D e 3D, desenho técnico dos móveis, controle de produção, transporte e instalação. Com investimento inicial de € 50 mil (R$ 265 mil), a marca traz para o franqueado um faturamento mensal de € 70 mil (R$ 372 mil), após três anos da abertura da unidade, além
de um expressivo lucro médio de € 25 mil (R$ 133 mil) ao mês, tornando o negócio bastante atraente para o empreendedor. O prazo de retorno é de 12 a 24 meses.
Demanda permanente por serviços
Refletindo as tendências de urbanização e mudanças no estilo de vida, vividas pela sociedade portuguesa nos últimos anos, a demanda por serviços em diversas áreas é crescente em Portugal. Nessa categoria, destaca-se a busca por serviços de limpeza, manutenção, cuidados pessoais e bem-estar. Como parte desse mercado, franquias como a House Shine, líder no segmento de limpeza profissional, oferece um serviço exclusivo para residências e empresas.
Com 80 unidades franqueadas em Portugal, o negócio registrou 23% de aumento na procura neste último ano. O investimento médio inicial para abrir uma franquia da marca é de € 35 mil, o equivalente a cerca de R$ 186 mil. O faturamento mensal estimado para o empreendedor, após três anos de operação, fica em torno de € 28 mil (R$ 148 mil). O lucro médio mensal é de € 7 mil (R$ 37 mil), com prazo de retorno entre 12 e 24 meses.