Celebrado no mês de setembro, mais precisamente no dia 15 (sexta-feira), o Dia do Cliente conquistou espaço entre as principais datas do varejo brasileiro.
A data, criada no Brasil nos anos 2000, é utilizada pelos comerciantes para fazer promoções criativas, atrair mais clientes e dar aquele gás nas vendas antes do fim do ano.
O marketing sazonal exerce um papel importante nas estratégias de mercado, sendo um importante aliado das empresas e marcas. Esse trabalho influencia diretamente o faturamento e os resultados da empresa.
“Conquistar a atenção e fidelidade dos consumidores é uma tarefa que exige boas estratégias por parte das empresas. O consumidor está cada vez mais exigente e atento às marcas que consome, escolhendo as que supram melhor suas expectativas. Criar campanhas sazonais podem elevar o nível de percepção dos consumidores, que irão se atentar ao que a marca tem para comunicar naquele momento em específico”, afirma Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, rede varejista de alimentação saudável e produtos naturais.
O curioso é que muitas empresas usam apenas as datas comemorativas, como o Dia do Consumidor, a Black Friday e o Natal para essas ações. Segundo Adriana Mothé, gerente de Marketing da Bio Mundo, a construção do marketing e das vendas do negócio precisam ser perpétuas. “Investimos muito e além das datas isoladas do mercado. É necessário estudar o cliente e como ele se comporta. As necessidades do consumidor são diferentes a cada dia, a cada mês e a cada ano. Muitas vezes será impossível aguardar uma data específica para uma compra. Então para isso buscamos eternizar esse incentivo do comércio e aplicar descontos regulares para fidelizar clientes, atrair novos e sanar as necessidades de determinados públicos”, conta Adriana, que acompanha o crescimento e os pontos positivos de planejar e construir um relacionamento saudável com o cliente ao longo de todo o ano.
Desta maneira, a Bio Mundo, separa em todos os meses do ano, descontos e condições especiais de produtos selecionados estrategicamente pela equipe de marketing. Isso acontece independente das datas sazonais, a única diferença é que nessas épocas, a marca potencializa a escolha dos produtos e os descontos.