Falta pouco para o ano acabar. Nesse período, é comum vir à tona a reflexão do que deu certo, além da definição de objetivos futuros para a vida financeira, profissional e pessoal, assim, na lista das famosas resoluções de fim de ano, surge como um dos primeiros tópicos em destaque, a busca por mais saúde, mas, por onde começar? Jasmine, marca referência em alimentação saudável, traz cinco dicas de ouro para que o seu 2024 inicie com uma nova perspectiva, por meio de hábitos alimentares mais conscientes.
Você já parou para prestar atenção ao que coloca no prato? Observar a sua alimentação diária faz toda a diferença, essa é a primeira dica de ouro. Se normalmente as refeições da família incluem carne vermelha em excesso, alimentos processados, muito açúcar e alimentos gordurosos é hora de partir para novas possibilidades.
Após a observação vem a ação: Dar pequenos passos com relação as escolhas alimentares, essa é a segunda dica. Você pode começar incluindo mais frutas, vegetais e leguminosas em suas refeições, por exemplo. Não precisa esperar por uma data específica para avançar, é possível começar as mudanças desde agora – muitas pessoas aderem à práticas extremas para reduzir medidas, com a intenção de obter resultados rápidos, entretanto, ao fazer da alimentação saudável um estilo de vida, o bem estar e até o emagrecimento serão consequências, lembrando que a orientação de um nutricionista para avaliar a sua necessidade individual não deixa de ser necessária.
Acrescentar mais nutrientes às suas refeições é uma medida assertiva, assim, recomenda-se além das verduras, legumes e frutas, os grãos integrais, castanhas, sementes, azeite e peixes. A linhaça, Chia, Gergelim Branco Natural, aveia e quinoa são excelentes sugestões de alimentos enriquecidos com fibras, magnésio, proteínas e minerais, fundamentais para o bom desenvolvimento do organismo.O consumo de carne vermelha também pode ser reduzido, vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a ingestão de 300g por semana.
Lembre-se que é fundamental assumir a autorresponsabilidade pelas suas decisões, ou seja, cabe a você agir de forma sensata ao escolher seus alimentos. Essa é a terceira dica de ouro. Para facilitar o dia a dia, uma tática eficaz é manter os produtos saudáveis no seu campo de visão, assim na hora que a fome bater, é mais fácil optar pelas frutas já picadas, verduras devidamente lavadas e cookies integrais ou ainda rosquinhas para saciar a vontade de comer doce após a refeição.
Outro método que funciona muito bem é fazer substituições de ingredientes de uso regular – se o seu armário contém farinha branca, conservantes, açúcar tradicional, guloseimas recheadas e outros alimentos processados, a tendência é que sua resolução se torne cada vez mais distante, assim, que tal optar por pães integrais ao invés do pão comum? A farinha branca, pela farinha de trigo, o açúcar comum também pode ser substituído pelo açúcar mascavo e o cereal matinal pode sair de cena e dar a vez para um bowl de frutas enriquecidas com granola e calda de agave, já o refrigerante pode ser substituído pela água pura, água com gás ou suco de uva integral.
E se ao fazer as trocas dos alimentos se sentir desanimado, é hora de respirar fundo e continuar mesmo assim. A decisão de manter a jornada é a quarta dica de ouro. Muitas pessoas começam a desenhar seus objetivos e logo no início do ano, desistem. Para trazer uma motivação extra à sua disposição em pró da saudabilidade, associe a alimentação equilibrada com uma atividade física.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 a 300 minutos de atividade física moderada a intensa por semana. A prática de exercícios libera diversos hormônios que promovem a sensação de felicidade como serotonina e endorfina, ainda assim, seja paciente com seu processo, é uma questão de tempo até os resultados emergirem.
Cuidado com a autossabotagem. Essa é a dica final: Diversas circunstâncias podem atuar como gatilhos para atrapalhar o seu movimento saudável, no início de ano há o período de férias, logo depois vem o carnaval e seguindo essa linha de pensamento, a dieta nutritiva tão sonhada pode vir por água abaixo, dependendo do calendário de eventos anual.
Pensando nesse novo ciclo que está para chegar, Jasmine oferece ampla disponibilidade de produtos nutritivos, integrais, orgânicos, zero açúcar e sem glúten. A marca conta com mais de 30 anos de experiência, oferecendo alimentos realmente saudáveis, sem aditivos artificiais e livres de excessos (gordura saturada, açúcar, sódio).