As últimas notícias do entretenimento brasileiro têm colocado em pauta questões importantes sobre a saúde alimentar: compulsão, julgamentos que geram gatilhos e fome emocional. Nos momentos de ansiedade e estresse é comum a busca por guloseimas e alimentos processados com excesso de calorias como uma forma de alívio para as emoções. Contudo, quando o ato de comer passa a acontecer em curtos intervalos de tempo, repetidamente, entende-se que o quadro pode significar uma compulsão alimentar, um transtorno que afeta 5% da população do Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), impactando diretamente a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos.
Além da anorexia nervosa e bulimia nervosa, a compulsão alimentar é um dos transtornos mais comuns na atualidade. As causas podem variar de indivíduo para indivíduo, considerando fatores psicológicos, hereditários e sociais, que devem ser avaliados por um especialista.
Ao “descontar” as emoções na comida, surge a sensação de alívio, que, posteriormente, se transforma em um sentimento de culpa. “O paciente com compulsão alimentar lida com emoções intensas. Ao mesmo tempo que a comida traz o conforto e a segurança, também gera a frustração pela falta de controle. Por isso, precisamos entender a doença para além de uma causa física”, pontua a consultora nutricional da Jasmine, Adriana Zanardo.
O impacto repercute não só no indivíduo, mas também nas relações sociais, como por exemplo, nos encontros de família ou nas saídas com os amigos. “Para o paciente com compulsão alimentar, um simples jantar pode ser um desafio. Por isso, é fundamental o acompanhamento com psicólogo e nutricionista (preferencialmente, especialistas em transtornos alimentares), além do psiquiatra em alguns casos. Em conjunto, irão trabalhar as possíveis causas para a doença, oferecendo ao paciente ferramentas para lidar com a condição no dia a dia”, orienta.
E para incentivar a alimentação saudável, Jasmine traz 7 dicas nutricionais recomendadas pelo Ministério da Saúde, ao seguir as recomendações, o paciente pode alcançar resultados positivos, reduzindo os riscos de desenvolvimento de outras doenças como diabetes, colesterol e até alguns tipos de cânceres, lembrando que as recomendações não excluem a necessidade de uma avaliação individual.
Confira as dicas!
Já para um delicioso lanche da tarde, é válido optar pelos pães glúten free de Jasmine, que, diferente da maioria das opções disponíveis no mercado que levam excesso de farinhas, não contêm leite ou ovos em suas composições e trazem embalagens com alta proteção, que aumentam o tempo de vida dos produtos. A marca ainda possui uma linha de Pães de Hambúrguer, também veganos, disponíveis nas versões Original e Australiano;
Que tal aprender uma nova receita como forma de reduzir os pensamentos acelerados e acalmar a mente? Para se preparar, escolha sua playlist favorita e coloque atenção a cada passo, a começar pela escolha dos ingredientes. Lembrando que Jasmine disponibiliza diversas opções de produtos que auxiliam na hora de colocar em prática combinações versáteis e nutritivas. A marca traz deliciosa sobremesa de Creme de Papaya com Granola zero açúcar do portfólio, a sugestão combina super bem como uma refeição no meio do dia ou para degustar antes de dormir. Confira!
Creme de papaia com Granola Zero Açúcar Jasmine
Ingredientes:
½ mamão papaia maduro
¼ de xícara (chá) de leite de coco
½ xícara (chá) de tâmaras picadas
½ xícara (chá) de coco ralado fresco
1 colher (sopa) de Granola Zero Açúcar Tradicional
Modo de preparo:
Coloque o mamão, o leite de coco, as tâmaras e o coco ralado no liquidificador e bata bem até atingir ponto de creme. Coloque em taças e sirva com a Granola Zero Açúcar Tradicional.