A conta de energia elétrica é uma das despesas que mais pesam no orçamento das famílias brasileiras. Com a chegada em 2015 das bandeiras tarifárias, o consumidor precisou se atentar ainda mais ao consumo elétrico do lar. Segundo pesquisa realizada pela Empresa de Pesquisa Energética com apoio da Agência Internacional de Energia (IEA), o Brasil foi o país responsável pelo 8º maior consumo de energia na classe residencial no mundo.
Felizmente, existem algumas medidas simples que podem ser tomadas para reduzir o consumo de energia em casa. Uma delas é a troca de luminárias e itens elétricos. “As luminárias são responsáveis por cerca de 15% do consumo de energia de uma residência”, afirma o consultor de vendas da Carmehil, Luís Carlos.
O profissional ainda explica que a troca de luminárias incandescentes ou fluorescentes por luminárias de LED “pode gerar uma economia de até 80% na conta de energia”.
Além das luminárias, outros itens elétricos que podem ser trocados para economizar energia são:
Além da troca de itens elétricos, também é importante adotar hábitos que ajudam a economizar energia. “É importante, por exemplo, desligar os aparelhos elétricos quando não estiverem em uso, evitar o abre e fecha da geladeira e aproveitar a luz natural do dia sempre que possível”, destaca o especialista.
Luís Carlos finaliza reforçando que, com essas mudanças, é possível economizar entre 15% a 30% na conta de energia. “Essa economia pode representar um valor significativo no orçamento familiar”, conclui. E as informações são confirmadas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).