Com mais de 1,8 milhão de casos de dengue, o Brasil já registra o recorde histórico de infectados pela doença, segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde. O ambiente escolar pode auxiliar na prevenção e conscientização realizando projetos e ações educativas sobre a dengue e o Aedes aegypti.
Para a Andreia Aparecida Castro, diretora do Marista Escola Social Ir. Lourenço, localizado na Zona Leste de São Paulo, o diálogo com as crianças impacta toda comunidade escolar. “Ao conversarmos em sala de aula, na biblioteca, nos projetos e ações, os estudantes levam as informações para casa, para os pais, vizinhos e familiares, a escola consciente é um dos grandes passos para melhorar os impactos no futuro”.
A criação de atividades, oficinas, cartazes, a leitura de livros da biblioteca podem contribuir para o despertar dos alunos em relação ao tema. “Além das disciplinas em sala, a escola tem o papel de utilizar os espaços em prol da conscientização”.
Confira dicas de como criar ações na comunidade escolar que auxiliam no combate ao mosquito da dengue:
Projetos interdisciplinares: Promover a conexão entre as disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia, por exemplo, pode ser uma das formas de explorar o tema. A Matemática também pode analisar os dados e a história para compreender a evolução da doença.
Campanhas de limpeza: Além dos materiais, a escola também pode promover um mutirão que contribua para a limpeza.
Guias e panfletos: Criar guias, panfletos e informativos digitais ou impressos que os alunos possam levar para a casa e compartilhar com os pais, familiares e amigos.
Redes Sociais: Utilizar as redes sociais da escola: A internet pode ser útil para compartilhar campanhas e informações aos estudantes, pais e responsáveis.
Exposições e bate-papo: Espaços comuns, como pátio, salas multiuso e bibiliotecas podem ser utilizados para criação de debates sobre o tema.