Lembrado nesta quarta-feira, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente chega como mais uma oportunidade de reflexão sobre as ações para proteger o planeta. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 e, portanto, este será o 52º ano de celebração.
Em 2024, a data propõe um debate sobre a restauração das terras. Sobre isso, as Nações Unidas estimulam iniciativas para frear os motores da degradação dos solos, da seca e da desertificação.
A ONU considera o Brasil um dos principais aliados na preservação ambiental e levantamentos indicam que os brasileiros estão conscientes desta missão.
Divulgada no final do ano passado, a pesquisa Future Consumer Index, da consultoria global EY, mostrou que 73% dos brasileiros estão bastante preocupados com a fragilidade da Terra. O número foi, inclusive, maior que a média global, que foi de 64%. O mesmo relatório mostra que 60% dos brasileiros entrevistados disseram que adotam a sustentabilidade como um estilo de vida.
Outra pesquisa corrobora as descobertas da EY. Encomendado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), e divulgado no ano passado, o estudo mostra que 95% dos brasileiros dão prioridade para comprar produtos e contratar serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.
Dessa maneira, em consonância com os consumidores, estão as indústrias brasileiras, que buscam ano a ano novas formas de contribuir com ações de proteção ao meio ambiente.
A pesquisa Sustentabilidade e Liderança Industrial, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada em outubro de 2022, mostra que seis em cada dez indústrias possuem uma área dedicada ao assunto.
Sobre o tema ESG (Governança ambiental, social e corporativa), 70% dos executivos entrevistados colocaram a sustentabilidade como primeiro e segundo mais importante pilar do conceito.
Os benefícios gerados pela sustentabilidade industrial
No cenário atual há uma percepção quase hegemônica no setor corporativo que a sustentabilidade gera muitas oportunidades. Por isso, o entendimento é que o assunto não deve ser encarado como um custo, mas sim como um investimento.
Ricardo Lopes, Diretor Comercial e de Marketing da Wheaton, empresa brasileira que atua no mercado de embalagens de vidro, pontua que pensar em soluções sustentáveis será de suma importância para o futuro da indústria.
“A indústria do vidro enfrenta alguns desafios, especialmente em relação às emissões de gases de efeito estufa e à logística reversa de embalagens para circularidade de materiais. Mas, com investimentos em tecnologia e em fontes de energia renováveis, podemos tornar os processos ainda mais eficientes e reduzir esses impactos no meio ambiente”, argumenta.
Com foco na sustentabilidade das embalagens, a Wheaton tem um grupo multidisciplinar que atua com as questões de ESG, avaliando as ações para garantir os negócios sustentáveis a longo prazo junto à alta administração.
“Nossos pilares estratégicos incluem Gestão de Energia, Recursos Naturais e Resíduos, onde buscamos constantemente melhorar nossa eficiência energética, otimizar o uso de recursos naturais e reduzir a geração de resíduos em todas as etapas de nossa cadeia de valor. Além disso, também investimos em Impacto Social, estendendo nosso compromisso não apenas aos nossos funcionários, mas também à sociedade em geral, por meio de investimento em programas e iniciativas que promovem o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades onde operamos”, ressalta o Diretor Comercial e de Marketing da Wheaton.
Por causa disso, o executivo explica que parte da atribuição dos tomadores de decisão atualmente é repensar processos de produção para melhorar a eficiência energética e consumir cada vez menos recursos naturais e reduzir os resíduos.
“Como as pesquisas indicam, o brasileiro está cada vez mais atento ao que ele anda comprando. As pessoas querem produtos cada vez mais democráticos, duráveis, inclusivos e sustentáveis. Isso mostra como o tema tem se tornado um estilo de vida e que todo mundo está percebendo a importância de ser um consumidor consciente. Como indústria, buscamos apoiar nossos clientes no desenvolvimento de soluções alinhadas às expectativas do consumidor final e fortalecer o engajamento de toda a cadeia nesta agenda sustentável”, afirma.
As iniciativas sustentáveis na indústria brasileira
A pesquisa Sustentabilidade e Liderança Industrial da CNI, de outubro de 2022, exibe um comparativo com outro levantamento e mostra que a indústria brasileira está evoluindo em vários quesitos.
O levantamento mostra que o montante de executivos da indústria que coloca critérios sustentáveis para escolher fornecedores aumentou de 26%, em outubro de 2021, para 45%, em outubro de 2022.
Ricardo Lopes afirma que a empresa acredita que negócios sustentáveis fazem parte de um “novo modelo empresarial”, no qual produtos e serviços baseiam-se na incorporação de forma integrada dos aspectos sociais, econômicos e ambientais.
Neste sentido, a indústria brasileira faz um importante trabalho de pensar em soluções sustentáveis. A pesquisa Sustentabilidade e Liderança Industrial da CNI elenca as principais ações:
“A sustentabilidade é uma pauta urgente que não pode mais ser adiada, seja qual for o processo produtivo. Nossas escolhas de hoje transformam o mundo de amanhã”, finaliza Ricardo Lopes.