O Genfest 2024, evento que visa promover a diversidade e a união entre jovens em busca de um mundo mais inclusivo, será realizado, pela primeira vez no Brasil, em uma jornada dividida em três fases: a 1ª fase, de 12 a 18 de julho, seguida pelas fases dois e três, entre 19 e 24 de julho, em Aparecida (SP). Nesta edição, o encontro que é promovido pelo Movimento dos Focolares a cada seis anos em nível internacional, ganha reforço com o apoio estratégico do braço social e cultural da organização em terras brasileiras, a Sociedade Movimento dos Focolari (SMFocolari).
O evento deste ano terá como tema central “Juntos para Cuidar”, com foco na questão intercultural e em aspectos relacionados aos cuidados com o meio ambiente. “O tema deste ano vem ao encontro de um pedido do Papa Francisco, que reforça a importância de cuidarmos da ‘nossa casa’, como ele disse. Reuniremos jovens do Brasil e de mais 58 países para compartilharem juntos o desejo de um mundo mais unido”, afirma o diretor-executivo da SMFocolari, Sérgio Previdi.
Para viabilizar a infraestrutura da 2ª fase do evento, que ganha o nome de “Viva a Experiência #Celebrate”, que será realizada entre os dias 19 e 21 de fevereiro, no Centro de Eventos de Aparecida (SP), a SMFocolari será responsável pela gestão dos recursos e por coordenar todas as etapas, desde a contratação de fornecedores até a montagem de toda a estrutura necessária para o evento, incluindo palcos, sistemas de som e iluminação.
“Nossa preocupação maior é oferecer uma estrutura segura e que proporcione aos quase seis mil jovens esperados no evento um ambiente de troca de ideias, por meio da realização de workshops, shows musicais e de danças, além de diversas atrações culturais que levarão aos participantes novas experiências”, afirma Previdi.
Verba destinada ao evento
Como entidade sem fins lucrativos a SMFocolari recebeu, do deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos – PR) uma doação de verba, por meio de uma emenda parlamentar, com apoio da Prefeitura Municipal de Aparecida e do Ministério do Turismo, que será utilizada para custear locações, aquisições e outros requisitos para a realização do evento.
“Essa ajuda foi muito celebrada, pois teremos como oferecer uma estrutura ainda melhor aos participantes que acompanharem o evento presencialmente e para aqueles que poderão assistir o GenFest 2024 pela Internet. Sem dúvida teremos uma edição memorável e inesquecível do evento no Brasil”, ressalta o diretor da SMFocolari.
Com 51 anos de existência, a Sociedade Movimento dos Focolares (SMFocolari), que possui sede em Vargem Grande Paulista (SP), oferece suporte a projetos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações práticas que visam transformar a realidade das comunidades. Para dar conta desse objetivo, a entidade usa de estratégias que fortalecem os vínculos sociais, promovem o desenvolvimento comunitário e disseminam uma cultura de Fraternidade Universal e Ética do Cuidado, beneficiando cerca de 100 famílias. Projetos são desenvolvidos para jovens, incluindo voluntariado internacional, formação de lideranças e preparação para o mercado de trabalho, atendendo em média 100 jovens por ano.
Além disso, a SMFocolari promove atualmente atividades em outras oito organizações: Centro Social Quilombo do Carmo, Centro Social Jardim Margarida, Casa de Acolhida para PSR (Pessoas em Situação de Rua), Milonga – programa de voluntariado, EJMU (Escola de Jovens por um Mundo Unido), Espalhando Cuidados – Cuidar de quem cuida, Geração de Futuro – noções sobre o mundo do trabalho, e ainda o Futsal Feminino e Masculino, realizado no Jardim Margarida. Cerca de 260 crianças e adolescentes participam regularmente de atividades socioeducativas, recreativas, esportivas, artísticas e culturais em dois centros de convivência na cidade de Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo, e na comunidade quilombola no município de São Roque.
Mais informações no site: www.smf.org.br
Acompanhe pelas redes sociais: https://www.facebook.com/smfocolari