O Teatro Sérgio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), promove a oportunidade do público entrar em contato com jogos nostálgicos como dama, xadrez, gamão, dominó, bola de gude, amarelinha, pião de madeira, bocha e peteca. A ação “Jogos do Mundo” faz parte do Palco Semente Sabesp, programa de formação de público infantil, para proporcionar acesso gratuito, e acolher crianças em seu primeiro contato com o universo cultural. A atividade é gratuita e ocorre nos dias 16 de junho, 21 de julho e 4 de agosto, sempre às 10h.
Nos dias previstos, o Coletivo Lúdico apresenta um acervo interativo de jogos de tabuleiro com peças originárias do terceiro milênio a.C. Fundamentada em pesquisas arqueológicas, filosóficas e psicopedagógicas, realizadas pelo geógrafo e educador Christian Moraes, a coleção é um convite àqueles que desejam desenvolver habilidades de convívio e resiliência por meio de um ambiente divertido, educativo e fascinante.
Por fazerem parte do desenvolvimento de diversos povos ao redor do mundo, esses jogos se configuram como patrimônio cultural da humanidade e estão entre as peças do acervo.
Considerado por muitos historiadores como um “antepassado” do jogo de Damas, o Alquerque é um jogo de estratégia originário de culturas que interagiam com povos islâmicos e espanhóis. Inventado pelos maoris, indígenas da Nova Zelândia, o Mu Torere tem como objetivo bloquear o movimento das peças adversárias. Criado há cerca de mil anos, reza a lenda que o Kubb era a principal distração dos vikings nas noites claras de verão no norte da Escandinávia. Já o Senet teria sido o jogo sorte mais popular do antigo Egito.
Serviço:
“Jogos do Mundo”
Onde: Saguão
Datas: 16 de junho, 21 de julho e 4 de agosto, às 10h
Entrada gratuita
Classificação: a partir de 6 anos