A partir deste mês de agosto, mais 12 CEUs da cidade de São Paulo passam a oferecer cursos do programa municipal Cozinha Escola. Com foco na geração de renda e transformação social, as formações combinam gastronomia e empreendedorismo, abordando diversos conceitos ligados a boas práticas de manipulação de alimentos, combate ao desperdício, consumo consciente e sustentabilidade.
Sempre gratuitos e com foco na geração de renda, os cursos são temáticos, e contam com entrega de certificados para as pessoas participantes. No total, a previsão é de mais de 700 pessoas impactadas apenas no segundo semestre de 2024. Para participar, as pessoas devem ser maiores de 18 anos, e ter pelo menos o ensino fundamental em curso. As inscrições acontecem na secretaria de cada unidade.
Os primeiros cursos oferecidos têm como foco massas e molhos, e pizzas, e em breve serão oferecidas também formações sobre produção de marmitas. Com extensões variadas, os cursos vão desde oficinas pontuais, com duração de um dia, até formações mais aprofundadas, com 60 horas-aula.
Criado no âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a Cozinha Escola conta com a Fundação Paulistana em sua execução, e tem coordenação e metodologia do Instituto Capim Santo. Agora, o programa municipal chega aos 12 CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli em parceria com a Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de capacitar ainda mais pessoas na gastronomia – unindo, assim, os objetivos compartilhados das instituições envolvidas de transformação social pela educação.
No dia 2 de julho, o CEU Parque Novo Mundo, uma das 12 unidades sob gestão do Instituto Baccarelli, recebeu uma aula-show, que marcou o início da parceria entre Fundação Paulistana, Instituto Capim Santo e Instituto Baccarelli em prol dos novos CEUs.
“Essa nova parceria tem tudo para dar muito certo nos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli”, afirma Edilson Ventureli, diretor executivo da instituição. “Nosso objetivo sempre foi e sempre será de criar oportunidades para quem mais precisa. A educação é uma poderosa ferramenta de transformação social, e o Cozinha Escola tem um potencial gigantesco de mudar a vida de muitas pessoas e muitas famílias nos territórios atendidos pelas unidades.”
Luccio Oliveira, presidente do Instituto Capim Santo, celebra a parceria: “O ICS vem, ao longo de 15 anos, trabalhando a gastronomia como ferramenta de transformação social. Nessa nova etapa da parceria com a Fundação Paulistana, poderemos atuar nos 12 CEUs gerenciados pelo Instituto Baccarelli, o que nos dá mais oportunidades para democratizar o acesso à gastronomia e impactar ainda mais vidas.”
Sobre a Fundação Paulistana
Criada em 2004, a Fundação Paulistana é uma entidade da Prefeitura de São Paulo, vinculada à Secretaria de Governo. Com foco na educação profissional, trabalho e cultura, a Fundação promove o desenvolvimento social e econômico, priorizando as periferias de São Paulo.
Seus dois principais equipamentos são o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) e a Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti, ambos na Zona Leste. A Fundação atua em três áreas prioritárias: educação técnica e educação profissionalizante e cultura com ênfase na formação profissional.
Como destaca o Diretor Geral, Juliano Pasqual: “Tenho o privilégio de testemunhar o impacto positivo que nossa instituição tem na vida de tantos Paulistanos.” A Fundação trabalha para aumentar as oportunidades de geração de trabalho e renda, sempre alinhada às políticas públicas municipais.
Luccio Oliveira, presidente do Instituto Capim Santo, celebra a parceria: “O ICS vem, ao longo de 15 anos, trabalhando a gastronomia como ferramenta de transformação social. Nessa nova etapa da parceria com a Fundação Paulistana, poderemos atuar nos 12 CEUs gerenciados pelo Instituto Baccarelli, o que nos dá mais oportunidades para democratizar o acesso à gastronomia e impactar ainda mais vidas.”
Sobre o Instituto Capim Santo
Criado em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social a pessoas em situação de vulnerabilidade. Com unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Trancoso, Salvador e Itacaré, o curso de gastronomia social e sustentável Cozinha do Amanhã já formou mais de 7500 pessoas com o objetivo de gerar renda na área de alimentos e bebidas. Já o projeto Pare no projeto Pare com a Fome, distribuímos, até hoje, mais de 750 mil marmitas, considerando a identidade brasileira na gastronomia, o valor nutricional dos alimentos, o combate ao desperdício, o diálogo com pequenos produtores e atuação em rede com ONGs parceiras no combate a essa que é uma das maiores mazelas da humanidade.
Para saber mais, acesse www.institutocapimsanto.org.br
Sobre o Instituto Baccarelli
O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país.
Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 27 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1.400 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira. Além disso, o Instituto ainda oferece aulas de balé e jazz para crianças e jovens da comunidade, e promove atendimentos aos responsáveis de seus alunos e alunas, com cursos de coral, dança e violão.
A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.
Em 2022, assumiu a gestão em parceria de 12 unidades dos CEUS, em termo de parceria firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.
Para mais informações, acesse: http://www.institutobaccarelli.org.br
Contato: comunicacao.ceus@institutobaccarelli.org.br / (11) 3506-4610