A Páscoa é sinônimo de chocolate, mas para quem tem intolerâncias alimentares, esse momento pode se tornar um desafio. A boa notícia é que existem diversas alternativas para adaptar receitas e garantir que ninguém fique de fora da celebração. Para facilitar os preparativos da época mais doce do ano, Jasmine, marca referência em alimentação saudável, traz dicas com o suporte da nutricionista Karla Maciel. Confira!
Planejamento
Refeição Principal
Para quem tem intolerância ao glúten ou à lactose, algumas escolhas podem fazer toda a diferença, garantindo uma refeição equilibrada, saborosa e que traga mais saciedade, são bons exemplos para incluir nas refeições de Páscoa:
- Proteínas magras e de alta qualidade: Carnes como peixe, frango e cortes magros de carne vermelha, além de opções vegetarianas, quinoa, lentilhas e grão-de-bico;
- Carboidratos de baixo índice glicêmico: Batata-doce, mandioca, arroz integral ou quinoa e aveia;
- Gorduras boas: Abacate, azeite de oliva extravirgem, castanhas e sementes de chia, linhaça e gergelim;
- Vegetais ricos em fibras: Saladas e acompanhamentos com folhas verdes, brócolis, cenoura, abobrinha e cogumelos;
- Alternativas sem lactose: Leites vegetais (coco, amêndoas, castanha-de-caju) e queijos veganos são boas opções para receitas tradicionais, como purês, molhos e sobremesas.
“Lembre-se de definir o cardápio com antecedência, buscando substituições seguras para os intolerantes da família. E evite contaminação cruzada: Use utensílios separados ao preparar suas receitas”, recomenda a nutricionista da Jasmine.
Sobremesa
Sem chocolate não existe Páscoa, mas, como escolher a opção adequada preservando o sabor e o equilíbrio dos alimentos? Confira mais dicas da nutri!
- Chocolate sem lactose: Para intolerantes à lactose, os chocolates à base de leite de coco, amêndoas ou castanha-de-caju são ótimas opções. Além disso, Chocolates meio amargo ou 70% cacau costumam ser naturalmente livres de leite – sempre vale conferir o rótulo;
- Chocolate sem glúten: Algumas marcas utilizam ingredientes com glúten no processo de fabricação, então prefira versões certificadas “gluten-free” para evitar contaminação cruzada;
- Alternativas ao açúcar: Para quem precisa reduzir o consumo de açúcar, há chocolates adoçados com xilitol, eritritol ou até tâmaras, que mantêm o sabor doce sem comprometer a saúde. É possível criar versões nutritivas usando ingredientes variados para enriquecer o chocolate;
- Receitas inclusivas: Bolos, trufas e mousses podem ser feitos com cacau em pó, aveia, granolas, chocolate sem alérgenos e leites vegetais. Uma ideia deliciosa é preparar trufas caseiras com chocolate sem leite e aveia, garantindo cremosidade e sabor! Ou ainda incluir uma crocância com granolas Jasmine.
Agora que você já sabe quais as melhores escolhas para o cardápio de Páscoa que tal aprender uma receita saudável de Trufas de Chocolate e Aveia? A sobremesa leva Aveia Integral Flocos Finos Jasmine e Semente de Chia Jasmine na composição, ingredientes ricos em fibras e vitaminas. Confira o passo a passo e Feliz Páscoa!
Trufas Saudáveis de Chocolate e Aveia

Ingredientes
- 1 xícara (chá) de Aveia Integral Flocos Finos Jasmine
- 10 unidades de tâmaras sem caroço
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó
- 2 colheres (sopa) de pasta de amendoim
- 1 colher (chá) de Semente de Chia Jasmine
- 1 pitada de canela em pó (opcional)
- 1 colher (sopa) de água ou leite vegetal (se necessário, para dar liga)
- 50g de chocolate 70% cacau derretido para cobrir (opcional)
Modo de preparo: Hidrate as tâmaras em água morna por 10 minutos e escorra. No processador, bata as tâmaras até formarem uma pasta. Adicione a aveia, o cacau, a pasta de amendoim, a semente de chia e a canela. Bata novamente até formar uma massa homogênea. Se necessário, acrescente um pouco de água ou leite vegetal para dar liga. Modele pequenas bolinhas e leve à geladeira por 20 minutos para firmar. Se quiser um toque extra de sabor, banhe as trufas no chocolate 70% derretido e leve à geladeira até endurecer.