À primeira vista, cálculos podem parecer difíceis e assustadores, principalmente para as crianças que precisam estudá-los nas aulas de matemática. Mas, no livro Parque de Diversões dos Números, a escritora Mara Cortez revela uma faceta surpreendente das operações: elas podem ser desafiadoras e divertidas.
Na agitada cidade de Numerolândia, os irmãos e algoritmos 2,4,6 e 7 vão à inauguração do Parque de Diversões dos Números, e lá encontram seu amigo 8, que os guia por brinquedos fantásticos. Não demora para descobrirem que as atrações provocam efeitos curiosos: ao girarem juntos no carrossoma, 3 e 7 fazem surgir o número 10. Já no subtrescorrega, o 4 escorrega seguido por 2, e no fim do brinquedo, outro número 2 aparece.
À medida em que se divertem e exploram o parque, mais transformações acontecem. Ao longo do dia de peripécias, a narrativa exemplifica de forma clara e sucinta a lógica por trás de operações básicas como soma, subtração, multiplicação e divisão, além de apresentar brevemente conceitos mais complexos, como porcentagem e raiz quadrada. A narrativa leve e o tom bem-humorado, acompanhada pelas divertidas ilustrações de Cláudia Ramos, revela um lado mais acessível dos números e equações.
O parque foi ficando cada vez mais lotado, com visitantes para todos os lados nas suas filas numéricas! Filas de números pares, ímpares, primos, compostos, decimais, positivos, negativos… Tinha números que os irmãos ainda nem conheciam, mas sabiam que um dia iriam aprender sobre eles. Mas isso pouco importava! O que queriam mesmo era brincar!
(Parque de Diversões dos Números, p. 23)
Focado nas crianças em idade escolar, a obra mostra que a matemática não precisa ser vista como um bicho de sete de cabeças, e pode ser uma disciplina envolvente e acessível. A leitura também é indicada para pais, professores e demais profissionais da área de educação que buscam abordagens inovadoras para trabalhar com a matéria e seus conteúdos. Um glossário e uma tabela com os conceitos apresentados na história tornam o projeto ainda mais educativo.
Contadora e profissional do mercado do livro, Mara Cortez une o trabalho com a escrita e o gosto pelas equações em uma história repleta de aventuras e surpresas. Em Parque das Diversões dos Números, a autora traz uma roupagem acolhedora para a matemática, encorajando novos leitores a mergulharem sem medo nas equações.
Ficha técnica
Título: Parque de Diversões dos Números
Autora: Mara Cortez
ISBN: 9786555554762
Formato: Brochura
Páginas: 36
Preço: R$ 34,20 (físico) | R$ 32,49 (e-book)
Onde encontrar: Amazon
Sobre a autora: Mara Cortez nasceu em Osasco, São Paulo. Bem pequena, já gostava de escrever. Só que ela também gostava dos números, por isso, quando cresceu, virou administradora de empresas, com pós-graduação em Administração Contábil e Financeira, e trabalha no mercado editorial ajudando a trazer muitos livros ao mundo! Mara é tia do João e do Júlio, e é inspirada neles que ela conta esta história, para que nenhuma criança tenha medo dos números nem da Matemática! Também é autora de Mãe, a gente pode levar?, livro que ensina conceitos básicos de economia para crianças.
Instagram: @maracortezautora
Sobre a Cortez: Foi a solidez do trabalho feito que estimulou a Cortez Editora a expandir e mostrar ao mundo toda a riqueza da cultura brasileira e a densidade ímpar de seus autores. Seu catálogo é referência nas áreas de Literatura Infantil e Juvenil, Educação, Serviço Social, Ciências da Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Ambientais e Psicologia.
Site: Cortez Editora | Instagram: Cortez Editora | Youtube: TV Cortez | Facebook: Cortez Editora